Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Os próximos 15 dias

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 26/02/2024 10:05

Icone Icone Icone Icone

ACUMULADO DE CHUVAS ÚLTIMOS 5 DIAS

Argentina/Paraguai: O clima seco predominou na Argentina e Paraguai nos últimos dias, exceto a região Núcleo da Argentina, que registrou algumas pancadas de chuvas muito bem vindas no final de semana.

Brasil: A região Centro-Oeste teve uma ligeira trégua nas precipitações desde a última quinta-feira, assim como boa parte do PR, SC e RS, mantendo as condições mais favoráveis para a realização dos trabalhos de campo. Contudo, boa parte do MATOPIBA e regiões litorâneas a partir do Sudeste ao Nordeste, receberam bons volumes de chuvas.


PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Os dois modelos climáticos, americano e europeu estão convergindo de que os próximos 15 dias, serão de continuidade de chuvas para boa parte do Brasil, com destaque para a região Central e MATOPIBA.

Próximos 1-5 dias: Uma nova frente fria está passando pelo Sul do Brasil, levando chuvas também para parte da Argentina e Paraguai. Já na região Central e Centro-Oeste, teremos um clima predominantemente mais seco até quarta-feira, favorecendo a continuidade da colheita da soja e plantio do milho safrinha. Estados como Maranhão e Bahia, também terão menor ocorrência de chuvas.

Próximos 6-10 dias: Com o avanço da frente fria do Sul do país, as áreas de instabilidade na região Sudeste e MATOPIBA, acabam se convertendo novamente em chuvas generalizadas para estas regiões, englobando também o restante dos estados do Norte e Nordeste. Para a Argentina, Centro-Oeste e Sul do Brasil, a previsão é de chuvas mais irregulares a partir do próximo final de semana e semana que vem.

Próximos 11-15 dias: A primeira quinzena de março deverá ter um padrão mais chuvoso para todo o Brasil, mas os modelos, tanto GFS, como EC, mostram que a segunda metade do mês, deverá ter menor ocorrência de precipitações, especialmente para a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Essas condições devem se estender até o mês de abril.

 


Não há comentários para exibir