Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Há chances de retornarmos para o La Niña?

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 23/02/2024 08:42

Icone Icone Icone Icone

ACUMULADO DE CHUVAS ÚLTIMOS 5 DIAS

Argentina/Paraguai: Poucas chuvas reportadas nos últimos cinco dias.

Brasil: O ciclone extratropical que se formou na divisa entre a região Sul e Sudeste do Brasil no último final de semana, já foi embora. Mas provocou um grande acumulado de chuvas em boa parte do Brasil, especialmente na região Central e Norte, atrapalhando a continuidade da colheita da soja.


PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: Teremos boas chuvas para a região Centro-Oeste e todo o MATOPIBA neste final de semana. Essas chuvas também atingem boa parte do Sudeste, PR e SC, mas pouco para o Rio Grande do Sul, onde as precipitações devem retornar a partir da próxima semana. Essas chuvas no Sul do país irão ocorrer com mais força, depois que uma frente fria que está formando na Argentina, vai causar chuvas ao país, no Paraguai e também nos estados de MS, PR, SC e RS.

Próximos 6-10 dias: Até os próximos 10 dias, as chuvas ainda se alongam mais ao Sul e Norte do Brasil, mas há predominância de um clima mais seco nos estados da região Central e Sudeste, se estendendo até a Bahia. À medida que caminhamos para a virada do mês de março, o tempo deve ficar mais aberto em toda a faixa Central do Brasil, o que deve facilitar os tratos culturais nas regiões cafeeiras (ES/MG), assim como, na continuidade da colheita da soja e trabalhos no campo já com ênfase no milho 2ª safra nos estados do Centro-Oeste.

Próximos 11-15 dias: Nos primeiros 10 dias de março, os corredores de umidade devem manter o clima bastante chuvoso na região Central e MATOPIBA. Na Argentina, Paraguai e região Sul, o padrão também será de tempo mais chuvoso, devido ao avanço de mais uma frente fria. Porém, as precipitações são previstas até o momento, para serem mais esparsas nos estados de SC e PR. Isso coloca certa preocupação com as lavouras de safrinha na região Noroeste e Oeste do PR, que já vem apresentando um padrão menor de chuvas nos últimos dias.


HÁ CHANCES DE RETORNARMOS PARA O LA NIÑA?

Segundo o meteorologista, Marco Antônio (Rural Clima), ainda estamos sofrendo com os efeitos do El Niño, fenômeno que segue presente nas águas do Pacífico. O cenário está se desenhando para neutralidade nas próximas semanas e, a perspectiva é que o padrão mude para o La Niña, mas apenas no segundo semestre de 2024.

Com a duração do El Niño ainda prevista até meados de maio, o padrão climático é mais chuvoso e temperaturas mais quentes que o normal, pelo menos até o começo do outono. O ponto de atenção, é que essas chuvas devem afetar ainda mais a região Sul entre março e abril, mas reduzem sua intensidade na região Central.

Figura 1: Modelo Americano - Mapa de Chuvas próximos 1-5 dias

Figura 2: Modelo Americano - Mapa de Chuvas próximos 6-10 dias

Figura 3: Acumulado de chuvas 72 horas - Brasil

 

Figura 4: Acumulado de chuvas 24 horas - Argentina


Não há comentários para exibir