Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

TRIGO | Mercado Brasileiro: Perspectivas para a safra 24/25

Por: Giulia Zenidin
Artigo, Trigo
Publicado em: 20/02/2024 11:13

O ritmo de importação de trigo pelo Brasil continua aquecido. Até a 3ª semana de fevereiro, o volume recebido de trigo foi de 383,94 mil toneladas, ficando acima do total registrado em fevereiro do ano passado. Olhando a média diária, os portos brasileiros movimentariam 38 mil toneladas de trigo diariamente, contra 16 mil toneladas do ano passado para a mesma época.

Além da necessidade de aumento da compra de trigo importado, devido a quebra da produção brasileira safra 2023, os preços do trigo importado recuaram fortemente nos últimos meses, especialmente o trigo argentino.

A Argentina colheu mais de 15 Mi t de trigo na safra 23/24, tendo um saldo exportável de mais de 10 Mi t para este novo ciclo, conseguindo voltar a abranger boa parte da demanda brasileira. Desta forma, no mês de janeiro/24, a Argentina correspondeu a 92% das compras de trigo importado pelo Brasil, contra 58% da sua participação no ano passado.

Olhando para o preço FOB no porto de origem, o trigo argentino só não é mais barato que o trigo francês, mas como o Brasil é um país muito próximo, a logística mais barata, acaba tornando o trigo da Argentina muito competitivo em relação aos demais players exportadores.

Para a temporada 2024/25 os preços devem...

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se