Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Mais chuvas para o Brasil

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 19/02/2024 08:15

Icone Icone Icone Icone

Acumulado de chuvas 5 dias

Argentina/Paraguai: Depois de boas chuvas reportadas no final da semana passada, choveu menos na Argentina e Paraguai nos últimos cinco dias. Ainda assim, as lavouras vêm apresentando recuperação em suas condições e há certa regularidade no padrão de chuvas, onde há um intervalo de baixas precipitações entre uma semana a 10 dias, mas depois, volta a chover bem.

Brasil: Boas chuvas foram registradas em boa parte da região Sul e Sudeste do Brasil neste último final de semana. Um volume menor de precipitações foi registrado na região Central e MATOPIBA, com destaque para boa parte do MT.


CICLONE EXTRATROPICAL VAI TRAZER MAIS CHUVAS PARA O BR

Neste último final de semana, uma frente fria passou pelo Sul do Brasil, levando algumas chuvas para o RS, SC e parte do PR. Essas precipitações migraram para o Oceano Atlântico, dando força para um ciclone extratropical, que está concentrado entre a região Sul e Sudeste do Brasil, mas bem longe da costa.

Próximos 1-5 dias: Contudo, este fenômeno irá alterar a dinâmica de chuvas em boa parte do Brasil nesta semana, deixando o clima ainda mais chuvoso, na região Centro-Oeste, Sudeste e MATOPIBA. Para o Sul, o PR é quem deve concentrar mais precipitações entre segunda e quarta-feira, mas ao longo da semana, essas chuvas retornarão para SC e RS.

Próximos 6-10 dias: No começo desta semana, ainda teremos clima seco para boa parte do Oeste do PR, MS, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Somente a partir do próximo final de semana, é que uma nova frente fria avança, fazendo as chuvas retornarem para o Sul do Brasil, se estendendo para uma faixa da Argentina, Paraguai e MS. Essas chuvas seguirão ocorrendo no MT e com isso, o maior estado produtor de grãos do Brasil, deverá concentrar um bom volume de chuvas ao longo dos próximos 10 dias. Isso poderá atrapalhar a continuidade dos trabalhos no campo, especialmente o plantio do milho safrinha.

Próximos 11-15 dias: Para o mês de março, tanto o modelo americano, quanto o modelo europeu, seguem apresentando bons volumes de chuvas para a região Central e Norte do Brasil e certa redução no índice pluviométrico para a região Sul, mas com as temperaturas caindo gradualmente, por conta das diversas passagens de frente fria por esta região. Ainda que as chuvas não desapareçam em sua totalidade para a região Sul, mas teremos um quadro de maior irregularidade, quando comparado à região Central.

 


Não há comentários para exibir