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Gráficos da semana: Os óleos vegetais foram os grandes perdedores da semana

Por: Equipe Agrinvest
Gráfico, Macro
Publicado em: 02/02/2024 10:50

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A SOJA CONTINUA CAINDO

Os futuros da soja importada na bolsa de Dalian continuam caindo. Nessa semana a queda foi de 4,77%, a 7ª semana seguida de queda, maior sequência desde 2020, durante o auge da pandemia.

A queda se deve a combinação da CBOT e também dos prêmios da soja no Fob Paranaguá e no destino. Mesmo com a matéria prima mais barata, a demanda não está melhorando, comentam corretores na China.

As margens de processamento estão melhores, mas a demanda por rações continua fraca para os padrões sazonais. Todos continuam evitando a construção de grandes estoques antes do feriado lunar, uma vez que a sazonalidade mostra que a demanda por carnes pós feriado é sempre menor.

O sentimento é que se está ruim agora, vai ficar ainda pior durante o final de fevereiro e março.


ÓLEO VEGETAIS

Mais uma semana baixista para a maioria dos contratos agrícolas, com destaque para os óleos. O óleo de soja na CBOT caiu 1,4 centavos de queda (-3%), o óleo de palma na Malásia caiu 6% e o óleo de soja na DCE perdeu 4,76%.

Os óleos vegetais foram os grandes perdedores da semana, tirando força da soja. O motivo: interferência do governo indiano, o maior importador de óleos vegetais do globo.

O ministro das finanças falou em incentivo ao aumento da produção interna de oleaginosas. A ideia é reduzir as importações de óleos vegetais. A Índia consome 23 milhões de toneladas de óleos por ano e importa 2/3 desse total. Quando se fala em conta corrente, a Índia tem um sério problema – é muito mais importadora que e exportadora. Em 2023 as importações de óleos representaram $20,8 bilhões, 12% do déficit em conta corrente em 2023.

Isso não deveria afetar as cotações na CBOT, já que os EUA não são mais exportadores de óleo de soja. O ponto é que está entrando biodiesel e diesel renovável de tudo que é lado. De janeiro a novembro do ano passado, os EUA receberam 10,9 milhões de barris de biodiesel, mais que o dobro do ano passado. A importação de diesel renovável cresceu também. O total em 2023 ficou em 7,6 milhões de barris, crescimento de 35% em relação ao ano anterior (janeiro a novembro). Nessa semana fundos foram compradores de farelo e vendedores de óleo de soja na CBOT. O oil share caiu muito na CBOT e na DCE também. 


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