Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Gráficos da Semana: Farelo e Real

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Algodão
Publicado em: 05/01/2024 15:55

Icone Icone Icone Icone

ARGENTINA NO RADAR

O farelo subiu forte em novembro, puxando a soja junto. A vitória de Milei e a volta da Argentina ao mercado estão trazendo forte pressão de liquidação da posição comprada no farelo e na soja. O cenário continua sendo de aumento do processamento nas três principais origens produtoras de soja. No caso do Brasil, o aumento virá através do B14, na Argentina via safra cheia e nos EUA a história do diesel renovável. Com quem eu falo, ainda não há uma resposta clara para onde todo esse excedente de farelo irá esse ano e nos próximos também. Essa é uma situação complexa, onde as processadoras estão aumentando a capacidade de olho no óleo apenas. Na minha opinião o oil share está fora do lugar.

A história altista do consumo americano por enquanto vai ficar para depois. O estoque de óleo de soja nos EUA realmente está baixo, mas os estoques de biocombustíveis devem estar altos. É essa a conclusão do mercado.


REAL VOLTA A SE VALORIZAR

O BLS (Bureau of Labor Statistics) divulgou há pouco os dados do mercado de trabalho nos EUA referente ao mês de dezembro. No período, a maior economia do mundo criou 216 mil novos postos de trabalho, acima do esperado pelos analistas (170 mil) e do reportado em novembro (revisado de 199 mil para 173 mil).

Apesar do número de criação de postos de trabalho ter vindo acima do esperado, a taxa de desemprego menor que o estimado e a variação salarial acima da expectativa, os ativos de risco têm uma reação positiva aos números reportados do Payroll.

Após reagirem negativamente assim que foram divulgados os números, as bolsas zeraram suas perdas e passaram a subir, enquanto o dólar que havia disparado com a apresentação dos resultados, já passa a operar em queda.

Essa melhora do humor, mesmo com os dados sinalizando um mercado de trabalho mais aquecido que o esperado, é por conta da manutenção majoritária dos investidores com relação ao Fed iniciar a queda da taxa de juros já no encontro de março.


A PIOR BOLSA DO MUNDO

As bolsas na China continuam performando muito mal. Foi mais uma semana de queda generalizada para ações de consumo, alimentos e tecnologia. O cenário está tão ruim que a Alibaba cancelou a famosa semana de liquidações conhecida como Double 12.

A figura mostra o gráfico do CSI300, o principal índice acionário. Essa semana o índice perdeu os 3500 pontos, mínima de 2022, abrindo caminho para as mínimas de 2018 a 3000 pontos.

A opinião de todos os analistas é a mesma: está faltando agressividade para os planejadores. Professores falam que o governo central precisa aumentar a metra de déficit fiscal para 5% do PIB para quebrar com a espiral negativa de queda no consumo, queda na arrecadação e queda dos salários – hoje a meta é de 3% do PIB.


Não há comentários para exibir