Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Agrochina: Sem bazuca não tem reação da demanda

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 13/12/2023 11:20

Na semana passada Xi Jinping pediu mais estímulos aos planejadores, dizendo que a recuperação da economia estava em uma momento “crítico”. As bolsas na China até reagiram, fechando acima das mínimas da semana.

Hoje os reguladores comentaram sobre a economia. Investidores esperavam uma bazuca de estímulos, principalmente do lado fiscal. Não veio nada de novo.

O discurso novamente foi vazio, ressaltando apenas que o governo vai continuar acompanhando os dados e vai continuar priorizando setores estratégicos – desenvolvimento de microprocessadores e energia limpa.

Se esperava anúncios de novas medidas de auxílio às construtoras “capengas” e também às províncias. A arrecadação não para de cair e o endividamento continua crescendo. Provavelmente o governo central vai orientar os bancos a rolar o que está para vencer, o que também acaba reduzindo o crédito para quem precisa e pensa em investir.

O CSI300 fechou hoje com queda de 1,6%, renovando mínimas de quase quatro anos – em relação à máxima do ano, o CSI300 acumula queda de quase 20%.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se