Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: A volatilidade do milho na B3 vs CBOT

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Milho
Publicado em: 29/11/2023 15:54

Icone Icone Icone Icone

O milho na B3 está mais volátil que o milho na CBOT. A volatilidade calculada nos últimos 21 pregões mostra a diferença. A volatilidade da CBOT está caindo e a volatilidade da B3 está subindo – ambos contratos março. Isso nos diz algumas coisas:

  1. O milho na B3 está se afastando de sua média de 21 dias. Já o milho na CBOT está mais próximo, mais comportado;
  2. A volatilidade sobe mais rápido quando o mercado é altista. O contrário também acontece;
  3. A volatilidade implícita das opções também apresenta o mesmo padrão. Isso quer dizer que na B3 a procura por calls está maior – compradores dispostos a pagar um prêmio de volatilidade maior devido ao risco de falta de produto;

O milho na B3 e o milho na CBOT estão em momentos muito distintos. A B3 está refletindo o short squeeze do mercado, consumidores e exportadores descobertos – não todos obviamente. Na CBOT, os futuros estão refletindo um programa de exportação que começou muito lento em uma temporada de safra recorde.

A B3 nesse momento está mais direcionada ao spot e a alta de preços nos últimos dias, o que está muito relacionado ao movimento dos preços nos portos. A discussão mais a frente será sobre o tamanho do safrinha, tema ainda muito controverso.

Hoje temos ofertas de milho no sobre rodas em Santos para embarque dezembro a R$ 69/70 a saca, o que representa um custo de originação Fob navio a +180z (180 centavos por bushel acima do contrato dezembro). O milho brasileiro está muito caro, mas a pergunta é se esse movimento vai se manter ou será apenas uma pressão momentânea?


Não há comentários para exibir