Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Rápidas da Tarde: O que está mexendo com os preços na tarde dessa 2ª-feira

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Grãos
Publicado em: 27/11/2023 16:35

Icone Icone Icone Icone

Macro: A segunda-feira é marcada por um dia morno, de poucas notícias, para o mercado acionário ao redor do globo. Desta forma, os principais índices atuam com poucas modificações em relação a sessão anterior. Nos EUA, a Nasdaq opera com ganhos moderados, com o mercado dando continuidade ao movimento de alta das últimas semanas, diante da possibilidade de arrefecimento nas taxas de juros americanas pelo Fed já no primeiro semestre de 2024. Aqui no Brasil, a falta de novidades leva o dólar a operar lateralizado, enquanto o Índice Bovespa tem leves perdas nesta 2ª-feira.

  • CÂMBIO 0% @ 4,898

CBOT

Soja: O clima do Brasil continua sendo o foco do mercado. Mais chuvas ocorreram no final de semana, mas os reportes dos produtores continuam o mesmo, irregularidade e má distribuição. Há relatos que as chuvas foram bem localizadas, chovendo entre 40-100 mm no acumulado de 5 dias, enquanto outras receberam no máximo 10-20 mm dentro de uma mesma região. Mesmo assim, se as chuvas continuarem ocorrendo, isso coloca um piso para a quebra da safra de soja do Brasil, o que deve pressionar os preços em Chicago.

Saiba mais em:

Monday Talk with Brz Farmers: Highlights

Tour da Semana 26/nov

Milho: Os futuros do milho operam em forte queda nesta tarde na Bolsa de Chicago. A concorrência da Ucrânia no mercado de exportação, associada a um ritmo fraco no programa americano, levam o cereal para o vermelho na sessão de hoje. Os embarques de milho pela Ucrânia somaram mais de 2 milhões de toneladas em outubro e novembro, bem acima do esperado – o corredor protegido está dando funcionando. Os fretes caíram e a disponibilidade de milho é grande. Aqui no Brasil, o milho está caro na exportação, o que deve impactar num programa de exportação um pouco menor que o esperado e estoques internos maiores.

Saiba mais em:

🚨 ALERTA 1: Milho liderando as quedas

Trigo: A Rússia decidiu reduzir sua taxa de exportação de trigo nesta 2ª-feira, o que aumenta ainda mais a competitividade do cereal russo no mercado de exportação. Os futuros do trigo em Chicago e Euronext recuam perante a notícia, já que isso pode significar menor demanda pelo trigo dos EUA e da UE, que estão menos atrativos. Lembrando que os EUA devem finalizar a temporada 23/24 em seu menor nível de exportação em mais de 50 anos, ao mesmo tempo em que teve uma produção de trigo de inverno maior que o esperado.

Saiba mais em:

🚨 ALERTA 2: Trigo derrete e leva o milho na carona

  • SOJA -1,25 @ 1329,50 ¢/bu
  • ÓLEO +0,37 @ 51,90 ¢/lb
  • MILHO -7,25 @ 456 ¢/bu

MILHO B3: Os futuros do milho jan/24 operam em seu menor nível em duas semanas na B3. As chuvas estão retornando para as lavouras, aliviando as preocupações com a safra de soja e milho verão. As incertezas quanto as lavouras de soja, tiraram o ritmo do Farmer Selling do milho nas últimas semanas, já que um atraso no plantio da soja, vai refletir em menor área e produtividade do milho safrinha. Nesta 2ª-feira, a desvalorização do milho em Chicago deprecia os futuros da B3, que também refletem um mercado interno com maior estoque o curto prazo, diante do baixo ritmo de vendas na exportação nos últimos dias. Milho brasileiro está caro na exportação, perdendo do milho ucraniano e americano.


Clima: A queda do AAO para a fase negativa reforça as previsões de mais chuvas para o Norte do Brasil. No entanto, o modelo Europeu continua mostrando chuvas abaixo do normal e temperaturas acima do normal para as próximas 4 semanas. Para o Sul, o modelo continua mostrando chuvas e temperaturas acima do normal, o que é favorável à doenças como a ferrugem asiática.

 


Não há comentários para exibir