Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Rápidas da Tarde: O que está mexendo com os preços na tarde dessa 5ª-feira

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Grãos
Publicado em: 23/11/2023 15:46

Icone Icone Icone Icone

Macro: A quinta-feira traz com ela o feriado de Ação de Graças nos EUA. Com feriado na terra do Tio Sam a liquidez global reduz e muito. As bolsas na Europa têm um dia de estabilidade, embora o momentum global seja bastante positivo com a possibilidade de cortes na taxa de juros, os dados econômicos do velho continente não são muito animadores. Por aqui, com liquidez reduzida o dólar opera nesta tarde praticamente estável, enquanto o Índice Bovespa sobe moderadamente.

PETRÓLEO -1,13% @ 76,23

CÂMBIO +0,06% @ 4,9050


CBOT

Soja: Hoje é feriado nos EUA e por isso, a Bolsa de Chicago encontra-se fechada, reduzindo a liquidez do mercado. Aqui no Brasil, as chuvas continuam retornando para regiões importantes, mas depois de várias semanas de clima quente e seco, diversas entidades privadas anunciaram cortes em suas estimativas de produção. Lembrando que a Agrinvest, foi a primeira consultoria a cortar a produção de soja no Brasil, já no início de novembro, saindo de 162 milhões de toneladas, para 155,4 milhões de toneladas. Vale lembrar que a chuva não beneficia a todos, isto porque, no Sul do Brasil, as precipitações estão ocorrendo em excesso, causando perdas por erosão e inundação no PR, aumento nos focos de ferrugem no PR e RS, além de casos pontuais de apodrecimento das raízes de soja recém-germinada em lavouras gaúchas. Enquanto isso na China, as crushers privadas na China continuam reportando dificuldade na venda de farelo de soja.

Saiba mais em: Morning Wrap up: The Brz Soybean crop size

Saiba mais em: MERCADOS NA ÁSIA: Projeções de queda no consumo de rações na China

Milho: A apreciação do real contra o dólar, acabou encarecendo os preços de exportação do milho brasileiro para os compradores, diminuindo a atratividade do país, que agora é menos competitivo que o milho ucraniano e o americano no PNW. Ontem, o USDA reportou uma nova venda diária de milho dos EUA para a safra 23/24, totalizando 128 mil toneladas, mas isso não foi capaz de animar os futuros em Chicago, que recuaram com a queda da soja.


SOJA Fechado por conta do feriado

ÓLEO Fechado por conta do feriado

MILHO Fechado por conta do feriado

TRIGO Fechado por conta do feriado


MILHO B3: A baixa liquidez no mercado futuro, devido o feriado americano, reflete num dia de pouco movimento no mercado brasileiro do milho. Os preços na B3 estão recuando, depois de alguns dias consecutivos de alta, devido as preocupações com a safra de verão, que deve levar o produtor a reduzir a área e investimentos para a safrinha 2024. O ritmo de comercialização de sementes está bastante atrasado, o que já sinaliza essa redução de cultivo.


Clima: O AAO deverá se manter na fase negativa nos próximos 15 dias, o que reforça a chance de chuvas para a região Norte do Brasil. A mudança de padrão. Essa mudança deve acontecer mais para o final do mês. Nos últimos 30 dias o EC foi mais assertivo em relação ao GFS com uma vantagem de 12 pontos percentuais. A figura 2 ainda mostra que o modelo EC ainda mostra uma tendência de clima mais quente e seco que o normal para todo o Centro-Norte do Brasil.


Não há comentários para exibir