Panorama Semanal dos Fertilizantes...
Macro: A segunda-feira é de forte queda para o dólar no mercado internacional, o dólar contra uma cesta de moedas, o dollar index, registrou queda acentuada na parte da manhã. O mercado precifica que o FED acabou com suas altas na taxa de juros e já fala até em cortes para ela em março do ano que vem. Se o FED realmente acabou com o ciclo de aperto monetário ainda não temos como bater o martelo, mas teremos um cenário mais claro na quarta-feira (22), com a divulgação da Ata da sua última reunião, reunião na qual já trouxe a manutenção da taxa de juros.
PETRÓLEO +3,04 % @ 78,20 U$/barril
CÂMBIO -1,12% @ 4,85
CBOT
Soja: Os futuros da soja operam em alta nesta tarde na Bolsa de Chicago, conseguindo reverter quase todas as perdas da sessão de 6ª-feira. Na rodada anterior, os futuros da soja recuaram forte diante do otimismo com as previsões de chuvas para o final de semana no Brasil, porém, essas precipitações continuam ocorrendo com má distribuição, atrapalhando atraso no plantio e replantio, além de problemas com o desenvolvimento da safra. Esse cenário, associado a um dólar mais fraco, repercute na alta da soja na CBOT. Aqui no Brasil, os prêmios da soja no Fob Paranaguá e os basis da soja CFR China estão mais firmes. Na semana passada corretores confirmaram negócios a -60h e -55h para embarque março, maior nível em mais de cinco meses.
Saiba mais: 🚨ALERTA 1: Soja testa a máxima de 6ª-feira
Saiba mais: Agrochina: Prêmios da soja seguirão altos
Milho e Trigo: A competitividade dos grãos russos e ucranianos na exportação, continuam sendo um problema para a demanda americana. Tanto o milho, quanto o trigo dos EUA, estão sendo penalizados com uma procura menor que o esperado no mercado de exportação, diante dos preços mais descontados dos grãos do Mar Negro. Na semana passada, o milho voltou a operar em suas mínimas de 3 anos na CBOT e parece não encontrar forças de recuperação, com uma safra dos EUA registrando recorde e com as vendas de milho atrasadas. Já o trigo, está próximo de renovar suas mínimas de 36 meses, com o baixo ritmo das exportações americanas, que poderá registrar o seu menor nível em mais de 50 anos na temporada 23/24.
Saiba mais em: WHEAT ROUND: Panorama Semanal do Trigo
SOJA +23,00 @ 1363,25 ¢/bu
ÓLEO +0,80 @ 52,02 ¢/lp
MILHO +0,75 @ 486,00 ¢/bu
TRIGO -7,00 @ 568,56 ¢/bu
MILHO B3: Os futuros do milho na B3 sobem forte hoje. O fundamento do milho é a consequência da soja. O atraso do plantio da safra de verão, vai levar a uma redução ainda maior para a área de milho safrinha. Antes mesmo do atraso do plantio da soja, muito produtores já falavam em redução de tecnologia de semente, redução do uso de N e P e crescimento de outras culturas substitutas como o gergelim, algodão, pastagem, entre outros. No mercado interno, alguns produtores já estão aumentando sua postura de cautela, restringindo a oferta de milho disponível.
Clima: Os modelos continuam mostrando temperaturas muito mais elevadas que o normal para 10 dias. As temperaturas podem ficar até 10 °C acima da média. Os modelos também mostram que as chuvas continuarão mal distribuídas e em menor volume que o normal. A exceção é o Rio Grande do Sul com volumes acima, estado que pode receber até 250 mm a mais que o normal.
Saiba mais em: Clima: Novembro vai ser o divisor de águas – atualizado (dia 18/Nov)