PSF: 05_05_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
A segunda-feira é de forte queda para o dólar no mercado internacional, o dólar contra uma cesta de moedas, o dollar index, tem queda acentuada nesta manhã. O mercado precifica que o FED acabou com suas altas na taxa de juros e já fala até em cortes para ela em março do ano que vem. Se o FED realmente acabou com o ciclo de aperto monetário ainda não temos como bater o martelo, mas teremos um cenário mais claro na quarta-feira com a divulgação da Ata da sua última reunião, reunião na qual já trouxe a manutenção da taxa de juros.
A queda do dólar é mais acentuada contra a moeda de países emergentes, moedas que sofreram com a alta dos juros na maior economia do mundo e com isso um fluxo de saída de investidores e reservas. Fluxo que agora parece estar voltando.
Esse movimento dos emergentes é ainda mais favorecido com a alta das commodities, dólar em queda é um cenário que favorece essa classe de ativos que é dolarizada, pois ajuda na demanda, os importadores precisam de menos moeda local para fechar sua demanda.
Outro ponto positivo é a China, o alinhamento do país com os EUA, a pausa nos juros por parte do FED e o governo ajudando o setor de construção civil trazem um sentimento bastante positivo para a segunda maior economia do mundo, o câmbio por lá já acumula queda de quase 2% em apenas uma semana.
Por aqui, com a cena bastante positiva lá fora, nossos ativos devem ter boa performance.