Prêmios da soja caindo forte hoje
Os futuros do farelo de soja operam em forte queda nesta tarde na Bolsa de Chicago. O contrato de dez/23 registra uma baixa de US$ 15 por tonelada curta, ou 3,50% de queda. Dessa forma, a soja é levada para baixo na carona, com desvalorização de 12 centavos por bushel para o contrato de jan/24.
Os modelos climáticos rodados hoje, apontam para uma melhora no clima da América do Sul, com chuvas muito bem vindas para a Argentina e Brasil nos próximos quinze dias. Boa parte destes volumes se distribuirão nos próximos 5 dias, o que trará melhora na umidade do solo, favorecendo o avanço do plantio para ambos os países.
Com uma perspectiva de melhora das condições de seca sofridas em parte da Argentina e região Central e Norte do Brasil, os futuros da soja e farelo recuam na CBOT.
Além disso, a entrada em operação de duas plantas esmagadoras de soja de grande porte antes do final de ano nos EUA, associada a uma rodada de vendas técnicas nos contratos do farelo de soja, que tecnicamente estavam sobrecomprados, geram pressão adicional a estes ativos.