Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Gráfico do dia: Indicadores do azedume - Made in China

Por: Equipe Agrinvest
Gráfico, Macro
Publicado em: 19/10/2023 15:27

Icone Icone Icone Icone

O câmbio na China é o melhor indicador das forças externa e internas. O câmbio está caminhando novamente para a máxima de 7 anos a 7,36 – o câmbio offshore. O BC chinês continua dizendo ao mercado que o câmbio deveria estar mais para baixo.

Como funciona? Todos os dias o BC Chinês estabelece o ponto-médio de abertura. A partir desse ponto pode oscilar 2% para cima ou para baixo. A figura mostra que sistematicamente o offshore tem operado perto da banda de cima. O que fazer? Vender dólar e comprar iuan. Alguém na China falou que seria uma boa ideia vender os títulos americanos (ou não reinvestir o principal), utilizando esses dólares para atuar no mercado. Não sei se é isso que está acontecendo, mas a posição da China em títulos americanos começou o ano em 867 bilhões – agora está $805 bi. O recorde foi de ~$1,3 (setembro/2013). A redução da posição da China em títulos americanos em agosto é a maior nos últimos 48 meses.

A figura inferior mostra a diferença entre o ponto-médio e o valor que está sendo negociado no offshore. A figura supeior mostra a diferença entre o câmbio onshore e offshore – câmbio negociado dentro na China (7,1795) e fora da China (7,3317).


Não há comentários para exibir