Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

CLIMA: Os chineses estão preocupados

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 11/09/2023 10:06

Icone Icone Icone Icone

Os chineses estão preocupados com a janela de originação de soja de final de ano. Comentei no Mercados na Ásia que as processadoras ainda precisam comprar pelo menos 20 milhões de toneladas de soja até final de janeiro. São duas preocupações:

  • A capacidade de execução nos EUA, principalmente pelo Golfo;
  • A capacidade do Brasil em continuar ofertando soja para a China para a janela de outubro a janeiro;

① Negócios: Negócios reportados durante a semana passada a +265sx para embarque outubro, soja do Brasil. Na semana brokers da Agrinvest reportaram negócios para embarque setembro equivalente FOB a 140 centavos por bushel acima do SX, soja que vai chegar na China por volta de +260sx, em linha com os negócios reportados no destino.

A preocupação em relação ao Brasil se deve à falta de alternativas para continuar ofertando bons volumes de soja. Os portos do Norte e Santos estão comprometidos com o milho, restando o porto de Paranaguá e Rio Grande. Problemas:

Paranaguá: Todos já sabemos que o porto de Paranaguá está congestionado, o que tem causado grande atraso nos carregamentos e altos custos para os exportadores, o que vem sendo descontado nos prêmios. A diferença entre o sobre rodas em Santos e Paranaguá é de R$ 7,00 por saca, por volta de 65 centavos por bushel. Vender mais soja em Paranaguá não parece uma boa ideia, tendo em vista o crescente tempo de espera, os custos mais elevados e os compromissos, principalmente o BL.

BL (fonte – COMEX): O Bill of Lading (BL) é o conhecimento de embarque marítimo, documento que assegura a condição da carga embarcada no modal aquaviário, além se der um contrato estabelecido entre o embarcador e o transportador. Trata-se do documento de navegação mais importante no comércio exterior.

Assim como em outros conhecimentos de carga (por exemplo, para o transporte rodoviário), o BL orienta as relações contratuais entre as partes e é considerado um título de crédito, pois a responsabilidade da carga é repassada ao transportador.

Desse modo, se a carga chega ao transportador com alguma avaria, o transportador – que nesse caso é o comandante do navio ou o representante do armador, como uma agência marítima -, deve indicar esse problema no BL para que a responsabilidade do dano da carga não recaia sobre ele. A cláusula clean on board indica que as mercadorias estão em bom estado aparente, de acordo com as marcas e numeração fornecidas pelo embarcador.

O BL é um documento cuja finalidade é, portanto, um recibo de entrega da mercadoria, pois a posse do BL comprova o recebimento da carga para transporte; um título de crédito, pois garante a retirada da mercadoria junto ao transportador no destino final e; um contrato de transporte entre embarcador e transportador, uma vez que é emitido após o embarque da mercadoria.

Rio Grande: Há duas dificuldades em vender no destino um navio de soja com origem em Rio Grande: 1) a dificuldade de originar. A safra do Rio Grande do Sul quebrou e os produtores continuam segurando, fortalecendo muito os basis locais – a figura 1 mostra a evolução dos basis em Passo Fundo, importante região produtora no Rio Grande do Sul; 2) os fretes estão subindo, 8% nas últimas duas semanas, mais ou menos 20 centavos por bushel de alta, encarecendo a originação; 3) a qualidade é uma limitação também. Muitos originadores estão comentando sobre o alto percentual de avariados na soja do Mato Grosso e Tocantins, soja quem vem sendo vendida em Rio Grande.

② Situação dos EUA: No começo de setembro os basis nos EUA subiram no CIF Nola e também no FOB Golfo. A alta foi de mais de 20 centavos para embarque outubro e novembro.

Já na semana passada, os prêmios no FOB encerraram a semana em queda, o que se explica pela mudança do clima e pelo farmer selling – os produtores americanos estão pouco vendidos. Traders nos EUA falam que o clima mais ameno pode reduzir o ritmo da alta dos fretes das barcaças, reduzindo a pressão de alta dos fretes.

A figura 2 mostra a alta dos fretes nas últimas semana para embarque curto, saindo de 450% para 875% em três semanas. No final de setembro do ano passado, o frete spot chegou a 2200% - o valor do frete é cobrado em percentual sobre um valor histórico. Os mapas mostram redução das temperaturas e um pouco mais chuvas para os próximos dias, o que deve ajudar no nível do rio Mississippi. O efeito foi a queda dos prêmios no FOB, o que pode voltar a colocar a soja americana como a mais competitiva para a janela de final de ano.

Esse é um ponto fundamental para a continuidade de crescimento do programa americano de exportação, o qual está atrasado – veja a figura 4. A temporada americana 23/24 começou com vendas de 15,94 milhões de toneladas, contra 24,4 milhões no ano passado. A relação entre vendas antecipadas e o total projetado é de 32%. No ano passado a relação começou o ano em 44% e a média de 7 anos é de 40%.

③ Competitividade: Os prêmios da soja e no Golfo para embarque novembro encerram a semana em queda, derrubando os basis no destino. O prêmio FOB da soja para embarque na 1ª quinzena de outubro caiu 15 centavos em uma semana e o embarque novembro queda de 5 centavos. No destino os basis para embarque outubro subiram mais de 30 centavos por bushel entre os dias 25 de agosto a dia 1º de setembro. Já na semana passada os basis no destino para embarque novembro recuaram 10 centavos. A continuidade da queda dos prêmios no Golfo é fator fundamental para a continuidade do programa de exportação e para os ajustes futuros do USDA quanto ao quadro de O&D e comportamento dos futuros na CBOT.


Não há comentários para exibir