Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 1: O dólar volta a se aproximar de R$ 5,00

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Macro
Publicado em: 05/09/2023 11:37

Icone Icone Icone Icone

O dólar comercial opera nessa terça-feira em forte alta, em sessão marcada pelo retorno dos negócios nos EUA, após o feriado na véspera. O dia é de aversão ao risco no exterior, o que ajuda a impulsionar o valor da moeda norte-americana ao redor do mundo.

  • DÓLAR COMERCIAL: +0,85% @ 4,9770

A pressão negativa para os ativos de risco hoje vem da agenda econômica na China e Zona do Euro, com a divulgação de PMI Composto em ambas as regiões.

Ontem à noite, o gigante asiático divulgou dados de PMI Composto referente ao mês de agosto. No período foi registrado 51,7 pontos, ante 51,9 pontos no mês anterior, sinalizando desaceleração da atividade econômica na China.

Na Zona do Euro, foi divulgado hoje cedo dados de PMI Composto também referente ao mês de agosto. No oitavo mês do ano foi registrado 46,7 pontos, abaixo do esperado pelo mercado (47 pontos) e do reportado em julho (48,6 pontos). Além da piora no número, ele segue sinalizando contração da indústria e setor de serviços no Velho Continente, pois para esse indicador número abaixo de 50 pontos significa retração e acima expansão.

Portanto, com dados piores na China e Zona do Euro, volta ao mercado a preocupação com a saúde da economia global. E esse sentimento segue negativo diante das incertezas da política monetária nos EUA. O receio é que a economia mundial já está claramente em forte desaceleração e caso a maior economia do mundo siga elevando a taxa de juros, o quadro ruim poderia piorar mais. 

A preocupação com a saúde da atividade econômica no mundo ajuda a derrubar as bolsas nos EUA e Europa, além de impulsionar o dólar frente as moedas de países emergentes e desenvolvidos. O dólar IDX sobe 0,5% nesse momento e é cotado a 104,745 pontos, maior nível desde o dia 03 de março desse ano. Diante desse cenário de aversão ao risco global, os ativos brasileiros acabam sendo impactados negativamente, afinal, o Brasil não é uma ilha.

Mantenham a atenção ao humor externo ao longo do dia de hoje, pois é quem vai seguir direcionando o preço dos nossos ativos na tarde dessa terça.

 


Não há comentários para exibir