Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 Alerta Impacto: Exportação de óleo de palma pela Malásia impulsiona o óleo de soja

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Derivados
Publicado em: 10/07/2023 10:32

Icone Icone Icone Icone

O óleo de palma subiu mais de 2% nesta segunda-feira, refletindo um forte aumento nas exportações para o período de 1-10 de julho. Foi divulgado também o volume dos estoques para o final de junho.

Os estoques ao final de junho subiram 1,9% para 1,72 milhões de toneladas, número menor do que o esperado pelo mercado.

A produção de óleo de palma bruto caiu 4,6% no período para 1,45 milhões de toneladas no mês de junho, porém a surpresa veio pelo lado da exportação que ultrapassou as expectativas subindo 8,6% para 1,17 milhões de toneladas. E já no período de 1 a 10 de julho as exportações já acumulam alta entre 18,7% e 26,1%, de acordo com informações das inspetoras de carga Amspec Agri e Intertek Testing Services.

O aumento da demanda pode ser explicado pelo desconto que o óleo de palma opera frente aos óleos concorrentes, e um suporte aos preços do óleo de palma no mercado internacional pode se traduzir em suporte aos prêmios aqui no Brasil, que estão diretamente ligados ao preço dos óleos concorrentes, mas principalmente ao óleo de palma.


EL NIÑO

O evento climático presente no mundo hoje é o El Niño, resultado do aquecimento das águas do oceano pacífico, tem impactos no mundo inteiro influenciando nas safras de diversas culturas. O El Niño traz muito calor e redução das chuvas para o sudeste asiático, principal região produtora de óleo de palma, atingindo a Malásia e Indonésia. O El Niño tem previsão de atingir o pico que aquecimento em outubro e novembro deste ano, e o período de safra do óleo de palma vai de setembro a dezembro. Portanto, existe um elevado risco climático para a colheita das palmas e produção do óleo de palma, podendo elevar os preços dos óleos vegetais ao redor do globo. O óleo de palma é, de longe, o óleo vegetal mais negociado no mundo com 50 milhões de toneladas exportadas anualmente, o segundo lugar é o óleo de girassol com 12 milhões, e em sequência o óleo de soja com 11 milhões.


Não há comentários para exibir