PSF: 05_05_2025
MACRO
Segunda-feira de “paradeira” para o mercado financeiro global. Com feriado em alguns países europeus e nos EUA. Mas embora a liquidez seja reduzida o tom é de otimismo, dada a negociação do teto da dívida dos EUA.
No final de semana o presidente americano Joe Biden, e o congressista Kevin McCarthy, anunciaram que chegaram a um acordo para elevar o teto da dívida. O acordo sempre esteve no radar do mercado, visto que a outra hipótese levaria a um defaut da dívida, o que ser seria catastrófico. O texto final deve ser levado ao Congresso para aprovação na próxima quarta-feira (31/05).
Aqui no Brasil, a baixa liquidez trouxe um dia negativo para nossos ativos, mas o Brasil segue sendo a economia com a maior taxa de juros real do globo. Por fundamentos, nossos ativos podem voltar a se valorizar no decorrer da semana.
CBOT
Soja: Mercado fechado dado o feriado nos EUA, entretanto, a abertura às 21h de Brasília hoje pode ser volátil de olho nos mapas climáticos, que mostram sinais divergentes.
Saiba mais em: MERCADOS NA ÁSIA
Milho e Trigo: As tensões no Mar Negro foram renovadas. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ameaçou nesta segunda-feira (29) que, caso as solicitações do lado russo não sejam cumpridas dentro da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, é muito provável que o acordo “entre em colapso”.
Saiba mais em: ALERTA 1: Lavrov diz que Corredor de Grãos está em perigo
Saiba mais em: De Olho no Trigo: Tensões no Mar Negro renovadas
B3
Milho: Com a liquidez reduzida do dia com a ausência dos “gringos” os contratos de milho na B3 trabalham rondando a estabilidade frente ao fechamento de sexta-feira. Sem a negociação em Chicago, as referências de porto ficam difíceis, o que reduz a liquidez também do mercado físico brasileiro, dada a dificuldade de formação de preço com base na PPE.
CLIMA
Temperaturas em elevação e retorno das chuvas para os próximos 15 dias. Embora os volumes de precipitações não sejam tão significantes para essa e a próxima semana, mas isso representa que, aos poucos, o clima está se normalizando, principalmente para o Meio-Oeste, que vinha sendo muito prejudicado pela falta de chuvas e temperaturas acima da média para esta época.
ANEXO
Acumulados para 15 dias