Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Rápidas da Tarde: O que está mexendo com os preços na tarde dessa 6ª-feira

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Grãos
Publicado em: 26/05/2023 15:25

Icone Icone Icone Icone

MACRO

O BEA (Bureau of Economic Analysis) divulgou hoje o PCE Core (Personal Consumer Expenditures), que é o principal índice de inflação utilizado pelo Fed para adoção de política monetária nos EUA. Referente a abril, o índice que excluí a variação do preço de alimentos e energia, registrou alta mensal de 0,4%, 0,1 p.p. acima do esperado pelos analistas e do registrado em março (0,3%). O número trouxe alta para o dólar la fora, durante boa parte da manhã, com as apostas de que o FED tende a ser mais agressivo (elevar juros mais uma vez) na reunião do dia 14 de junho. 

Aqui no Brasil, mais uma vez o câmbio descolou da cena externa, de olho na cena política com a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos deputados e com fluxo de estrangeiros buscando aplicações em renda fixa, o Brasil segue sendo a economia com a maior taxa de juros real do globo.

  • CÂMBIO -1.01% @ 4.98
  • PETRÓLEO +1.10% @ 72.61 USD/barril

CBOT

Soja: Na próxima segunda-feira (29), os EUA comemoram seu feriado do Memorial Day e por isso, não teremos o pregão diurno nas bolsas americanas. Dessa forma, os investidores diminuíram suas posições vendidas nesta sexta-feira (26) na Bolsa de Chicago, já que o clima mais quente e seco para os próximos 15 dias nos EUA, pode trazer sustentação aos futuros, especialmente da soja e milho. Além disso, as quedas recentes das commodities, chegando a mínima de vários meses na bolsa americana, tornaram a oleaginosa dos EUA mais barata que a soja brasileira para embarque agosto e setembro CFR China, levando a um aumento nas vendas de exportação na semana encerrada em 18 de maio para a temporada 2022/23.

Saiba mais em: ALERTA 2: China continua comprando soja nos EUA

Milho e Trigo: As tensões no Mar Negro foram renovadas, depois que a Ucrânia acusou a Rússia de não estar liberando a entrada de navios para carregamento de grãos ucranianos no porto de Pivdennyi. Apesar da renovação do corredor de grãos por mais 60 dias na semana passada, os ucranianos disseram que desde o dia 02 de maio não há liberações de navios para um dos três portos que estão liberados para exportações via corredor. A Rússia se manifestou, ameaçando que não deverá estender o acordo além do prazo de 17 de julho. Isso foi altista para o trigo e milho em Chicago.

O milho americano ganhou suporte adicional sobre as preocupações do clima quente e seco para os próximos quinze dias no Cinturão do Milho, situação essa que se não se reverter, poderá ocasionar estresse hídrico para as plantas, resultando em menores rendimentos na produção da temporada 2023/24.

Saiba mais em: ALERTA 1: Milho CBOT puxa os grãos, clima no radar 

Saiba mais em: De Olho no Trigo: Tensões no Mar Negro renovadas

  • SOJA +12.25 @ 1336.25 ¢/bu
  • ÓLEO +0.22 @ 48.74 ¢/lb
  • MILHO +14.25 @ 605 ¢/bu
  • TRIGO +12.75 @ 617 ¢/bu

B3

Milho: Os contratos de jul/23 a mar/24 do milho B3 operam em forte alta nesta sexta-feira, com ganhos de até 4% por volta das 15h10 (horário de Brasília), seguindo a valorização dos futuros na Bolsa de Chicago e preocupações com o clima americano. Diante da recente pressão por queda nos preços do milho brasileiro, as tradings tiveram melhora em suas margens de exportação, sinalizando maior interesse para originação nos meses de agosto e setembro. Hoje o milho brasileiro posto China está mais competitivo que os demais players exportadores, como Argentina, EUA e Ucrânia.

  • MILHO B3 Julho 23 +2.31 @ 58.31 R$/saca
  • MILHO B3 Set 23 +2.49 @ 61.29 R$/saca

PRÊMIOS

Os prêmios da soja exibem forte queda nesta sexta-feira, com alguns embarques chegando a cair 10 centavos por bushel. No entanto, na semana o resultado ainda é de alta, com o embarque junho subindo 11 centavos por bushel, e o julho 6 centavos, lado da oferta.

A safra brasileira está ficando cara, sendo mais atrativo para a China comprar soja para embarque outubro nos EUA. Esse deslocamento da demanda para o país norte-americano ajuda na sustentação das cotações da CBOT, que fecha o dia em alta de 16,25 centavos por bushel para o contrato novembro.


CLIMA

Temperaturas em elevação e boas chuvas para 15 dias. Clima amplamente benéfico nos EUA

ANEXO

1. Clima indicando poucas chuvas para estados-chave.


Não há comentários para exibir