Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: Colheita da soja se aproxima de 80% na Argentina

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Soja
Publicado em: 25/05/2023 13:29

Icone Icone Icone Icone

A Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), informou nesta quinta-feira (25), o acompanhamento da safra de grãos 2022/23 da Argentina, mencionando que 78,2% das lavouras de soja já foram retiradas do campo, com avanço de 9 p.p. em uma semana. Isso representa um atraso de 13 p.p. ante a safra anterior e em relação à média dos últimos cinco anos para essa mesma época.

As precipitações que ocorreram recentemente ao Centro e ao Sul da Argentina, atrapalharam um ritmo melhor de colheita. Ainda assim, a BCR informou que acredita que 16,5 milhões de toneladas de soja argentina já foram retiradas do campo.

Nas condições de lavouras da soja ainda em cultivo, 56% das áreas foram classificadas nesta semana como ruins ou péssimas, inalteradas em relação à semana passada, mas 35 p.p. pior que a safra anterior.

As estimativas de produção da safra de soja 2022/23 da Argentina pela Bolsa de Cereales estão em 21 milhões de toneladas, representando uma queda de 51% em relação a safra 2021/22, cuja produção ficou em 43,3 milhões de toneladas.

Classificação das Lavouras de Soja Safra 2022/23 da Argentina


PRECIPITAÇÕES ATRAPALHARAM A COLHEITA DO MILHO

A colheita de milho da Argentina atingiu 26,6% com avanço semanal de 1.7 p.p. Isso representa um atraso de 3,5 p.p. em relação a mesma época do ano passado e atrás dos 36,6% da média dos últimos cinco anos.

Esse ritmo lento de colheita foi provocado pelas precipitações nas áreas agrícolas, impedindo o trabalho das máquinas. Por outro lado, as qualificações das lavouras e condições hídricas do solo apresentaram melhora.

Segundo a BCR, as áreas ruins ou péssimas foram mantidas em 53%, mas as qualificações das lavouras boas e excelentes tiveram melhora de 1 p.p., apesar de contarem com apenas 5% das áreas.

As condições hídricas saíram de 50% para 54% das áreas classificadas como adequadas.

A BCR continua mantendo a produção de milho 2022/23 em 36 milhões de toneladas. Se confirmado, isso representaria uma baixa de 16 milhões de toneladas em relação à safra anterior, cuja colheita foi de 52 milhões de toneladas.


Não há comentários para exibir