Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 2: Trigo volta a ser pressionado em Chicago

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Trigo
Publicado em: 24/05/2023 11:21

Icone Icone Icone Icone

Os contratos futuros do trigo voltaram a operar no vermelho nesta quarta-feira (24), na Bolsa de Chicago, após ter registrado forte alta no dia anterior, motivado por preocupações nas exportações de grãos ucranianos, já que um dos três portos liberados para funcionamento no acordo de grãos, não estaria operando corretamente.

  • TRIGO -9,0 @ 613,25 ¢/bu

Apesar da renovação por mais 60 dias ter sido acordada na semana passada, segundo a consultoria russa SovEcon, desde o dia 02 de maio, o porto de Pivdennyi não está recebendo novos navios para carregamento, diante do bloqueio dos inspetores russos.

Parece que Moscou está descontente com a falta de progresso nas exportações de amônia pelo porto de Pivdennyi, promessa que fazia parte dessa nova fase do acordo de grãos.

Embora isso tenha sido altista momentaneamente para o trigo na sessão de ontem (23). Na manhã de hoje, o mercado “percebeu”, que os portos de Odesa e Chornomorsk, que operam dentro da iniciativa, estão funcionando regularmente, o que mantém a Ucrânia exportando seus suprimentos, voltando, portanto, a ser um fundamento baixista para o trigo.

As exportações recordes de trigo-russo continuam sendo um fundamento que pressiona o trigo no curto prazo, já que o FOB do trigo no Mar Negro voltou a cair, mesmo depois da Rússia ter afirmado que não permitiria novos embarques a preços inferiores a US$ 275/t. Na sessão de ontem, o trigo-russo 11,5% de proteína valia US$ 267,10/t.

Com esses patamares de preços, o trigo-russo volta a se tornar muito competitivo em relação ao trigo europeu e americano. Lembrando ainda, que a Rússia possui um volume recorde de trigo em seu estoque de passagem, avaliado pela SovEcon em mais de 27 milhões de toneladas.

Além disso, um ar de cautela em relação ao aumento do teto da dívida do governo dos EUA e um dólar mais forte, também trouxeram ventos adicionais baixistas ao cereal.


Não há comentários para exibir