PSF: 05_05_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 24/05/2023 06:54
Destaques:
Muitos ruídos nos últimos dias têm aumentado a volatilidade dos futuros. Na 2ª-feira havia vazado que a EPA iria suspender a geração de RIN´s para as montadoras de carros elétricos, os chamados eRIN´s.
Sobre os RIN´s: Na 2ª-feira a soja na CBOT fez um rally de olho na demanda da China e mais demanda por óleo de soja nos EUA. A Casa Branca retirou a possibilidade de geração de RIN´s de carros elétricos. Isso quer dizer que continua tudo como está.
Os mapas de clima para os EUA mostram 15 dias com poucas chuvas para o Meio Oeste e temperaturas mais elevadas, em especial para as Planícies. O monitor de seca da semana passada mostrou uma boa piora nas condições em Nebraska, Missouri e Oeste de Iowa.
A economia da China continua emitindo sinais de fraqueza. Não só os dados foram frustrantes em abril, confirmando a perda de momentum, mas sua moeda confirma que sua economia está em um processo deflacionário, mas ao mesmo tempo não há muito a ser feito.
Na Bolsa de Dalian o dia foi de queda para o farelo, óleo, milho e soja importada, movimento seguindo o mercado externo. As vendas de farelo na China perderam muita força.
Rápidas da manhã: Bolsas no ocidente caindo. Europa caindo forte. Inflação no Reino Unido acima do esperado; a novela da elevação do teto de endividamento continua. Nenhuma evolução nas conversas; o IDX está estável; petróleo subindo 2,2% a $74,4; o CSI300 continua caindo forte. Hoje nova queda de 1,4%; o iuan continua perdendo valor. Ações de empresas de alimentos e consumo na China sob forte pressão de venda; investidores chineses continuam descontentes com a falta de estímulos; o índice das commodities da Bloomberg subindo hoje 0,33%, mas ainda perto do suporte dos 100 pontos, mínima de janeiro de 2022; mapas de clima mostram redução do volume de chuvas para o Meio Oeste e temperaturas mais elevadas;