Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA IMPACTO: Biden cancela introdução dos eRINs e óleo de soja sobe, puxando a soja

Por: Guilherme Jacomini
Alerta, Derivados
Publicado em: 22/05/2023 14:02

Icone Icone Icone Icone

No final de 2022 a agência de proteção ambiental americana (EPA) pegou o mercado de óleo de soja surpresa, indicando que introduziria no RFS (programa mandatório de utilização de biocombustíveis) uma nova fonte de créditos (eRINs) oriundos de montadoras de carros elétricos.

A notícia pegou o mercado de surpresa indicando que as montadoras de carros elétricos como a Tesla, que utilizam outros biocombustíveis como o bionafta, também poderão emitir os famosos RINs (créditos de biocombustíveis) e concorrer com as usinas de biodiesel. A decisão aumentaria a oferta de RINs no mercado interno americano, aumentando a competitividade com o óleo de soja. Esta notícia, na época, derrubou os preços do óleo de soja na Cbot em aprox. 25% em dois meses.

Neste final de semana, Biden decidiu, por ora, retirar da proposta a introdução dos créditos para as montadoras de carros elétricos. Aparentemente, complicações técnicas para determinação das métricas de medição para o consumo do biogás e geração dos eRINs justificaram a decisão.

A Casa Branca deve divulgar os novos mandatórios de biocombustíveis em junho, que valerão para os próximos 3 anos. O cancelamento da introdução dos eRINs traz suporte ao óleo de soja, que sobe mais de 3% e que deve se estender para médio prazo.

 


Não há comentários para exibir