Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 2: demanda e clima puxam a soja

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Soja
Publicado em: 22/05/2023 10:50

Icone Icone Icone Icone

Contratos futuros da soja sobem forte nesta segunda-feira, de olho no clima e na demanda chinesa.

  • SOJA +31.50 @ 1338.75 ¢/bu
  • FARELO +6.90 @ 416 USD/st

CLIMA

O plantio americano vem ocorrendo de maneira bem antecipada. Hoje no final da tarde, teremos a atualização do plantio pelo USDA, que pode mostrar o plantio de soja superior a 50% da área já semeada. Entretanto, o mercado está de olho no clima para as próximas semanas. Com a semente no solo, as chuvas são necessárias e segundo os modelos analisados durante o final de semana, as próximas quatro semanas devem ter precipitação abaixo do normal para o período e temperaturas elevadas.

Saiba mais em: CLIMA: Destaques climáticos de curto e médio prazo   


DEMANDA

Outro ponto importante está na demanda. O encarecimento em BASIS da soja brasileira nas últimas semanas deslocou a demanda novamente para os EUA. Os prêmios da soja no Brasil subiram rapidamente, enquanto os prêmios CIF Nola recuaram (prêmios da soja CIF barcaça nos terminais de exportação em Nova Orleans). Como resultado, a diferença entre as ofertas do Brasil e dos EUA CFR China diminuiu muito nas últimas duas semanas, levando a demanda para os EUA.

Além disso, o farelo ajuda na sustentação do dia. O USDA anunciou venda de 225 mil toneladas de farelo para a Filipinas. Com a queda da produção na Argentina, as esmagadoras locais devem paralisar suas operações para manutenção mais cedo essa temporada, levando a um “apagão” de farelo. Quem precisa cobrir essa lacuna são os EUA e o Brasil. Por aqui, com a logística comprometida entre soja, milho, farelo e outros produtos, os EUA podem despontar como uma origem viável de farelo. O NOPA vem reportando ritmo recorde de esmagamento.

Saiba mais em TOUR DA SEMANA 

Saiba mais em: Opinião: O balanço do mercado global de farelo – atualização 


Não há comentários para exibir