Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 3: a curva da soja está trabalhando

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Soja
Publicado em: 12/05/2023 14:28

Icone Icone Icone Icone

Tivemos agora a pouco o relatório de oferta e demanda mensal do USDA, no mês de maio ele sempre traz suas primeiras estimativas para a safra nova, hoje não foi diferente.


  • SOJA JULHO/23 -14.50 @ 1391.25 ¢/bu
  • SOJA NOVEMBRO/23 -21.25 @ 1226.45 ¢/bu

Para a safra 23/24 o USDA trouxe um grande incremento na produção da América do Sul, sendo uma safra projetada do Brasil de 163 milhões de toneladas e 48 milhões de toneladas para a Argentina. Para a safra nova dos EUA, esta que eles estão plantando agora, o USDA projeta 122 milhões de toneladas, um novo recorde para o país.

Mesmo com uma safra recorde, os números do USDA mostram que os EUA terão grande dificuldade em concorrer com as exportações brasileiras, e com isso, um estoque maior de passagem dentro do território norte-americano. Com esse cenário, a curva dos futuros da soja na CBOT, já estão trabalhando, trazendo queda mais acentuada para os contratos mais longos.

Como você pode ver no gráfico abaixo, na curva cheia que é a atual, o spread (a diferença) entre os contratos mais curtos para os contratos mais longos é maior que a diferença na curva pontilhada que mostra os futuros da soja CBOT em fevereiro. A curva invertida mostra que o aperto de estoque no curto prazo tende a se desfazer, com as safras cheias porvir, e com isso os contratos longos apresentam uma precificação menor.

Saiba mais em UTR News 


Não há comentários para exibir