PSF: 05_05_2025
Após registrar queda de 0,7% na semana passada e se aproximar da mínima do ano na sexta-feira (R$ 4,9440), o dólar comercial inicia essa semana em forte alta, retomando para o patamar de R$ 5,00.
A forte valorização da moeda norte-americana hoje reflete o noticiário interno e descola do movimento global de leve depreciação do dólar.
A notícia local que provocou a disparada do dólar comercial foi a confirmação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que Gabriel Galípolo será indicado para a diretoria do Banco Central. Galípolo atualmente é o secretário-executivo do ministério da Fazenda e o braço direito de Haddad na pasta.
A indicação de Galípolo traz certo estresse ao mercado, pois seu nome é visto como um contraponto a atual equipe do Banco Central que tem direito a voto na reunião do Copom. Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, Galípolo integrará a equipe que decide a taxa de juros no país.
Ele tem defendido uma política monetária mais frouxa, o que poderia colocar o combate à inflação em risco e, por isso, traz preocupação ao mercado nesse momento.