Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: Boletim Focus: Projeção do PIB em 2023 sobe para 1%

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Macro
Publicado em: 02/05/2023 12:01

Icone Icone Icone Icone

O Banco Central do Brasil divulgou hoje pela manhã o relatório semanal do Boletim Focus, que traz as projeções atualizadas até o dia 28 de abril das principais instituições financeiras do país para os indicadores macroeconômicos mais relevantes.

O movimento das projeções para 2023 apresentou alta para o PIB e elevação marginal para o IPCA. A taxa cambial e a Selic para o final desse ano, foram mantidas estáveis.

O destaque do relatório ficou para um aumento na estimativa do PIB para esse ano, saltando de 0,96% para 1%, renovando a máxima de projeção desde maio do ano passado. Resultado bem acima do esperado para o IBC-Br (proxy do PIB) em fevereiro, motivou a revisão para cima do PIB do país.

Segundo o Banco Central brasileiro, o IBC-Br registrou no segundo mês do ano forte alta de 3,32%, ficando bem acima do projetado pelos analistas, que esperavam expansão de apenas 0,3%.

No caso da inflação, o IPCA sofreu novo ajuste marginal para cima pela quinta semana seguida. Subiu de 6,04% para 6,05%, se distanciando ainda mais do teto da meta inflacionária de 2023, que é de 4,75%.

A expectativa de mais gastos por parte do governo esse ano mantém um viés de alta para a expectativa inflacionária em nosso país. Porém, caso o governo consiga aprovar a nova política de arcabouço fiscal no Congresso sem sofrer desidratação e venha a entregar algo próximo de sua meta de resultado primário para 2023, a tendência é voltar a cair a projeção da inflação. Mas enquanto esses eventos não ocorrem, segue com viés de alta no curto prazo.

Diante da projeção do IPCA desse ano acima do teto da meta de inflação, o mercado manteve a estimativa da taxa Selic encerrar esse ano em 12,50%.

Para o dólar ao fim de 2023 foi mantido em R$5,20, após a queda de quatro centavos na semana anterior. Mercado segue cético sobre a capacidade do governo em entregar sua meta fiscal, o que faz com que a projeção siga bem acima do patamar atual da moeda norte-americana.

Para 2024, não houve alterações nas projeções, seguindo em 1,41% de crescimento do PIB, IPCA em 4,18%, taxa de câmbio ao fim do ano que vem em R$ 5,25 e taxa Selic encerrando 2024 em 10%.


ABAIXO A EVOLUÇÃO DAS ESTIMATIVAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS 10 MESES

 


Não há comentários para exibir