Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 2: Prêmios da soja estão subindo

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Soja
Publicado em: 26/04/2023 15:17

Icone Icone Icone Icone

Os prêmios da soja nessa semana já subiram 40 centavos por bushel. Na semana passada o prêmio maio foi negociado a -200k e o junho a -175n.

Hoje o vendedor do junho está no 140n. Será que essa recuperação se mantém?


FUNDAMENTOS

Pontos negativos:

- Ainda tem muita soja para vir para o mercado. Em termos absolutos, ainda tem 77-80 milhões de toneladas para serem vendidos pelos produtores;

- Falta de espaço. Esse talvez seja o fator mais negativo. Quando o milho entrar no MT e no GO, os produtores terão que arrumar espaço adicional, momento que terão que tomar a decisão se venderão o milho ou a soja. O estoque de soja no MT e Goiás nas mãos dos produtores é de 25 milhões de toneladas, e uma capacidade de armazenagem total de 60 milhões de toneladas – IBGE 2021. O problema é que a safra de milho nos dois estados deve passar de 61 milhões de toneladas.

- Falta de capacidade de escoamento. Esse será o ponto crítico quando a safrinha entrar no MT e GO, tendo em vista a limitação de espaço e o grande estoque de soja que será carregado. A liberação de cotas nos portos deverá ser bem lenta para a descida do milho até os portos em julho, o que forçará o milho para o mercado interno. Vamos ter uma ideia melhor com as nomeações de milho e soja para os embarques junho e julho. Com quem tenho conversado das tradings, essa logística de julho ainda está sendo definida.

Pontos positivos:

- Por enquanto as cooperativas e produtores encontraram formas de acomodar a soja. Essa realidade é maior no MS e no PR, onde o milho só entrar para o final de junho.

- O mês de pagamento de contas no Sul do Brasil é o mês de abril. Produtores e cooperativas colocaram no mercado milho do ano passado, milho verão desse ano e trigo, evitando assim a venda de grandes quantidades de soja. Passado o mês de abril, somente em agosto veremos novas rodadas de venda para pagamentos de contas.

- A demanda da China está melhorando. A queda de mais de $90 por tonelada da soja posto China em menos de 60 dias e o aumento das vendas de farelo no mercado chinês são fundamentos da melhora das margens de processamento. As indústrias chinesas ainda precisam cobrir mais da metade do julho e boa parte do agosto. 

- As indústrias no Brasil estão com margens boas. A margem de processamento no Brasil melhorou bem nos últimos dias, voltando a patamares do início de março. As indústrias no Brasil ainda precisam avançar na cobertura para julho e agosto. O que me parece que pode gerar concorrência para a janela de compras da China.


Não há comentários para exibir