PSF: 05_05_2025
Gráficos que foram destaques de alta e de baixa na Semana. Acompanhe o vídeo do O que é o que no Instagram da Agrinvest.
O SOY DOLLAR 3
O governo da Argentina implementou o 3º soy dollar nessa semana. Para a soja, o esquema vai até o final de maio e até final de agosto para os derivados.
O governo da Argentina vai garantir 300 pesos por dólar, contra 211. As reservas cambiais da Argentina caíram 45 bilhões de dólares para menos de 37 bilhões desde o início do ano, sendo que grande parte são reservas não disponíveis.
Ao final de março, as reservas cambiais imediatas estavam em menos de $3 bilhões.
PETRÓLEO EM ALTA
O petróleo saiu de $73 o barril na semana passada para mais de $81 por barril nessa semana. A OPEP+ decidiu no final de semana passado cortar 1 Mbd a produção, o que vai se somar aos 500 mil já anunciados na reunião passada.
O corte vem como retaliação à decisão do governo americano de não repor seus estoques estratégicos vendidos nos últimos meses.
Agora investidores estão se perguntando qual será o impacto na economia global, o que vai se somar aos juros mais altos e queda na oferta de crédito.
TETO DO ENDIVIDAMENTO
A Casa Branca vai se deparar novamente com a aprovação da elevação do teto do endividamento. O momento é bem delicado, uma vez que o Fed vem reduzindo sua participação nas compras de títulos emitidos pelo Tesouro e externamente países têm aumentando o número de acordos bilaterais para uso de outras moedas como forma de comércio e também como forma de reserva.
O dólar pode começar a perder sua hegemonia? A elevação do teto dos gastos mostra que sim.