Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒️ NOTA 3: Algodão vai na carona do petróleo e encerra em forte alta

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Algodão
Publicado em: 27/03/2023 16:59

Icone Icone Icone Icone

Nesta manhã o petróleo veio registrando aumento, entretanto ainda sob efeito da aversão ao risco de recessão econômica. Ao longo da sessão, o foco do mercado foram os fatores altistas, como a energia na China. Parece que a Chinese National Petroleum Corp. indicou ao longo do fim de semana que as importações de petróleo devem aumentar em 6,2% em 2023 e que a produção do petróleo bruto na China tenha um acréscimo de 7,8%, chegando em 733 milhões de toneladas. Importante destacar que o país importou 540 milhões de toneladas no ano passado.

Por conta da volta à rotina pós-pandemia no país asiático, estima-se que ocorra um aumento na demanda por combustível e o consumo por petróleo chinês tenha um acréscimo de 4,5%. Diante deste cenário, a Saudi Arabian Oil Co. anunciou neste domingo (26) que irá investir na construção de uma refinaria no nordeste chinês (na província de Liaoning) com capacidade de refino de 300 mil barris por dia. Além disso, outro indicativo de forte consumo é que, em fevereiro, a Índia atingiu a máxima de 20 anos de demanda por combustível, um aumento de 8% com relação ao ano passado.

Enquanto isso, também neste final de semana, foi anunciado que a petroleira brasileira Enauta iniciou a implantação de um novo poço no campo de Atlanta, localizado na Bacia de Santos. A atual produção é de 9,7 mil barris por dia e, estima-se que esta chegue próximo aos 16 mil barris por dia.

No Iraque, ocorreram interrupções forçadas de exportações na região do Curdistão. Aproximadamente 450 mil barris por dia das exportações da região pararam no sábado, o que representa 0,5% da oferta global da commodity.

Quanto ao cenário macro, a notícia é de que o banco do Vale do Silício foi comprado pelo First Citizens Bank, duas semanas após sua quebra, trazendo alívio ao mercado. Além disso, o Deutche Bank, maior banco da Alemanha, que também estava em crise, apresentou alta de 3%. Segundo o 1º ministro Olaf Scholtz, o sistema bancário alemão está bem, o que trouxe mais uma onda de alívio.

Diante deste cenário, o petróleo WTI apresentou uma alta de 5,4% e segue cotado a US$ 73 por barril. O algodão, referência maio 2023, acompanhou o movimento e encerrou a sessão em alta de 3,92%, maior acréscimo diário desde a primeira quinzena de maio, cotado a US$ 79,54 cents/lp.  

 


Não há comentários para exibir