PSF: 05_05_2025
Os preços do trigo em Chicago estão recuando fortemente nesta tarde de 2ª-feira (20), devolvendo boa parte dos ganhos obtidos na semana passada.
As incertezas sobre a renovação do acordo do corredor de grãos que deu suporte a valorização do cereal nos últimos dias, foram substituídas pela concordância da Rússia em permanecer na iniciativa depois do sábado, 18 de março.
O país eslavo confirmou uma renovação por apenas 60 dias, ou seja, a metade do prazo original do acordo, pois alega que alguns pontos sobre as suas próprias exportações precisam ser resolvidos, como é o caso das restrições de seus bancos, visando facilitar o recebimento dos pagamentos de suas exportações.
Já a Ucrânia, pontua que o acordo original possui extensão automática de 120 dias e que não irá assinar nenhum novo acordo que reduza este prazo. ONU e Turquia ainda estão defendendo a extensão pelo prazo de quatro meses.
Vale lembrar, porém, que quem realiza as inspeções dos navios são os russos, desta forma, acredita-se que a prorrogação no momento tenha a vigência de 60 dias.
Embora o prazo da extensão dessa nova fase ainda esteja incerto, a certeza é de que o acordo de passagem segura dos navios com grãos ucranianos está de pé.
Com o alívio temporário da oferta global de cereais, especialmente de milho e trigo, os grãos registram desvalorização na CBOT.