Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: Trigo sobe forte em Chicago

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Trigo
Publicado em: 14/03/2023 14:21

Icone Icone Icone Icone

Os preços do trigo operam em forte alta na Bolsa de Chicago nesta tarde de 3ª-feira (14), com ganhos que ultrapassaram 2% para o vencimento de maio/23. Isso representa uma alta de 20 cents/bushel em relação aos mínimos registrados durante o pregão da manhã.

Na última semana o trigo maio/23 havia chegado a mínima de quase dois anos, diante da forte concorrência do trigo russo no mercado de exportação e sua oferta abundante. A renovação do corredor de grãos também trouxe pressão adicional aos futuros do trigo e milho, especialmente porque a Ucrânia buscava uma extensão da iniciativa para um prazo maior, de um ano.

No entanto, o Black Sea Grain Initiative (BSGI) que possui validade até 18 de março, está recebendo uma forte pressão da Rússia para que seja estendido por apenas 60 dias, contra 120 dias do acordo original, assinado em 22 de julho de 2022.

Contudo, para essa alteração no tempo de duração do BSGI, um novo acordo deveria ser feito entre todos os membros da iniciativa, porém, a Ucrânia é contrária a esta medida.

Dessa forma, se nada for feito até dia 18 de março e nenhuma das partes se opuserem formalmente à renovação, o corredor será estendido automaticamente por mais 120 dias.

As negociações para a continuidade do corredor de grãos ainda continuam em Genebra-Suíça e devem ficar mais claras até o final de semana. No entanto, diante de um contexto de estoques finais apertados, onda de calor intenso na Índia e, um cenário incerto sobre qualquer fracasso que o BSGI possa vivenciar num futuro breve, com a Rússia colocando sempre dúvidas sobre a continuidade da iniciativa, o trigo parece estar dando sinais de reversão para novas baixas no curto prazo.

Não podemos esquecer ainda das condições de seca que as lavouras de trigo de inverno estão enfrentando desde a semeadura. Daqui alguns dias as plantas devem começar a sair da dormência com a chegada da primavera, o que significa que a cultura irá demandar mais água para seu desenvolvimento. Contudo, importantes regiões produtoras como Kansas e Texas estão apresentando umidade do solo adequadas ou excelentes de apenas 22% e 30%, respectivamente e as previsões não são animadoras, com pouco volume de chuvas previstos na próxima semana.

 


Não há comentários para exibir