Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: O processamento de soja na Argentina vai cair - atualização

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 12/01/2023 10:19

A figura abaixo mostra o comportamento das vendas de soja na Argentina durante o ano de 2022. Durante o soy dollar realizado em setembro, o produtor argentino vendeu 13,4 milhões de toneladas, sendo 10,2 milhões de vendas novas e 3,9 milhões de fixações. Na 2ª rodada do soy dollar realizada em dezembro, o produtor argentino vendeu 6,1 milhões – desse total, 4,3 milhões de vendas novas e 1,8 milhão de fixações.

A linha azul mostra a 1ª rodada realizada em setembro, quando o produtor argentino vendeu 13,4 milhões de toneladas, e a linha alaranjada, representa o ritmo da 2ª rodada, realizada em dezembro.

Após essas vendas, a comercialização de soja na Argentina passou de 80%, se aproximando dos anos anteriores. Se estima agora 3 a 4 milhões de estoque nas mãos dos produtores, volume que deve virar para a próxima temporada que se inicia em abril. Nesse momento, sem o soy dollar, o produtor não tem nenhum incentivo para fazer mais vendas, sem falar que o peso blue continua se desvalorizando, renovando recordes.

Há vários indicadores que mostram que o processamento de soja na Argentina vai continuar caindo para os próximos meses.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se