O presidente Trump ordenou uma série de medidas contra a Colômbia
Hoje foi divulgado pela EIA (Energy Information Administration) os estoques de petróleo bruto dos Estados Unidos, que vieram em cerca de 10 milhões de barris abaixo do esperado, referente a última semana. Nos últimos três relatórios os estoques vêm apresentando um recuo. Nesta quarta, o número foi de -12,58 milhões de barris, ante uma projeção de -2,458 milhões. Semana passada, o dado foi de -3,691 milhões.
Diante deste cenário, o WTI opera em alta de 3,06%, cotado a US$ 80,5 por barril. Com isso, o algodão vai na carona e já acumula uma alta de 4,9%, cotado a US$ 84,6 cents/lp, maior valor nas últimas duas semanas. O gráfico abaixo mostra a correlação entre o petróleo WTI (linha preta) e a cotação da pluma em NY (linha verde).
Para os próximos dias, também devemos ficar atentos à situação dos lockdowns e protestos na China, que tem trazido impacto significativo sobre o algodão. Há alguns meses, a política zero-covid no país asiático levou a um menor consumo de roupas e acessórios e, consequentemente, menor demanda por pluma. Lembrando que na semana passada, a China cancelou mais de 116 mil fardos de algodão comprado dos EUA. Amanhã teremos novos dados no relatório de vendas semanais, divulgado pelo USDA.