Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: China volta a liderar nas vendas semanais

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Algodão
Publicado em: 03/11/2022 11:05

Icone Icone Icone Icone

A China se mostrava ausente nas compras da pluma norte-americana nas últimas semanas. Quem vinha em primeiro lugar era o Paquistão que, por conta das inundações, perdeu cerca de 40% das lavouras de algodão de acordo com o governo do país e terá que importar mais algodão para esta temporada. O acumulado de novas vendas da pluma americana para o país já está acima da média de cinco anos e bem acima dos dados de 2021.

Mas ultimamente notícias sobre um relaxamento na política zero-covid da China trouxeram uma melhora para o humor externo e o algodão apresentou duas sessões seguidas de forte alta, fechando ontem com um acréscimo de 5,33% com uma perspectiva de maior consumo.

E parece que realmente a China está voltando a comprar mais pluma dos EUA. O boletim divulgado hoje pelo USDA mostrou um aumento na demanda, com 191,8 mil novos fardos vendidos com o principal destino sendo a China, que adquiriu 122 mil fardos e, em segundo lugar, o Paquistão com 23,2 mil fardos. Para a safra 2023/24, foram reportados 11,2 mil fardos, sendo 10,6 mil para a Indonésia. O gráfico abaixo mostra o acumulado de novas vendas para a China desde agosto, trazendo uma leve recuperação por conta dos dados de hoje:

Os números atuais voltam a surpreender o mercado após ter sido relatado um cancelamento de 23,8 mil fardos por parte da China na semana passada, o que levou a pluma a uma forte queda naquele período. Agora, mesmo com o anúncio do Fed ontem de manutenção de alta de 0,75 p.p na taxa de juros, a pluma opera em +2,15% de acréscimo, cotada a US$ 80,74 cents/lp.

Entretanto, a China atingiu hoje o maior número de casos de Covid-19 dos últimos dois meses e meio e, como Xi Jinping afirmou no 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, o país continuará validando medidas restritivas para conter o vírus. A retomada da demanda chinesa é uma esperança de dias melhores para os preços, mas ainda as incertezas predominam com relação à política covid zero, o que pode jogar um balde de água fria na recente recuperação do preço da pluma.


Não há comentários para exibir