Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: Exportações recordes para o mês de setembro

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Algodão
Publicado em: 07/10/2022 10:48

Icone Icone Icone Icone

Hoje, 7 de outubro, comemora-se o dia mundial do algodão!

O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo e o segundo maior exportador, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Na safra 2020/21, foram exportadas 2,01 milhões de toneladas da nossa pluma, até o momento, para 2021/22 o acumulado de exportação está em 1,09 milhão de toneladas. O estimado pela Conab para 21/22 é de 1,90 milhão de toneladas de pluma.

O destaque vai para o mês de setembro que bateu recorde comparado a todos os outros setembros da série histórica, com um total de 184,5 mil toneladas, contra 140,2 mil na temporada anterior. Esse acréscimo se dá pela maior participação chinesa no último mês. Esse ano, por conta dos lockdowns no país asiático, portanto, menor consumo interno de vestuários e acessórios, a China apresentou uma queda nas importações do algodão americano e brasileiro.

Diante deste quadro, no acumulado de janeiro a setembro, o total exportado para a China da nossa pluma é de 255,2 mil toneladas até o momento, contra 322,5 mil toneladas na safra 2020/21. Entretanto, no mês passado houve uma recuperação, com 80,3 mil toneladas destinadas ao país, ante 34,3 mil toneladas em setembro do ano passado. Confira o gráfico abaixo:

Outro destaque importante é que o Brasil é o maior produtor de algodão Better Cotton do mundo e é responsável por 42% do algodão certificado ofertado no globo. Além dessa parceria com o Better Cotton Iniciative (BCI), a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) é referência em rastreabilidade de algodão, iniciando projetos com esta pauta desde 2002.

Em 2012, a associação criou o programa Algodão Brasileiro Responsável, que promove a evolução de boas práticas sociais, ambientais e econômicas na cotonicultura. Temos muitos motivos para nos orgulhar do nosso ouro branco, que vem sendo cada vez mais reconhecido!


Não há comentários para exibir