Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒 NOTA 1: O impacto da Nestlé no Brasil

Publicado dia: 27/07/2022 14:23

Icone Icone Icone Icone

A Nestlé anunciou nessa terça-feira (26) o início das operações em sua nova fábrica no México, com foco no processamento do café, sendo até o momento a sua maior unidade de café instantâneo do mundo, a fábrica de Veracruz.

O que chama a atenção é a localização dessa unidade, distante do Vietnã. Como sabemos, esse país é o maior produtor mundial de robusta, tipo mais utilizado para o processamento do café instantâneo pelo seu menor custo. Com uma unidade no México, a Nestlé abriu oportunidades para os cafés de diferentes origens, em especial o Brasil.

Com um investimento de US$ 340 milhões, eles planejam processar cerca de 670.000 sacas por ano e utilizar, em sua maioria, o café mexicano. Entretanto, a produção desse país para o café robusta foi de apenas 540 mil sacas na safra 2021/22, o que não supre a necessidade total da fábrica.

A princípio, o Brasil deve produzir 22,8 milhões de sacas de robusta para 2022/23, tornando-se uma origem atraente para a Nestlé. Além disso, outro fator decisivo é o frete brasileiro mais barato que o do Vietnã. Tendo em vista esse novo cenário, vemos uma oportunidade para os produtores brasileiros aumentarem sua competitividade no mercado. Já acompanhamos nos últimos anos o aumento da produção do café robusta no país, em ritmo mais acelerado que o do Vietnã, outro indicativo positivo para os cafeicultores da região.

O foco da nova unidade é atender a demanda dos EUA, atualmente o maior consumidor de café do mundo, o que traz uma perspectiva positiva para o consumo dessa bebida frente ao atual cenário econômico global.

 


Não há comentários para exibir