PSF: 09_12_2024
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Mercado retorna do feriado prolongado de Páscoa com turbulência. A cautela vem principalmente pelos dados econômicos chineses divulgados nessa madrugada.
O PIB chinês veio com crescimento na base anual de 4,8% no 1T22 superando o consenso de 4,6%. Porém, outros números trazem grande preocupação principalmente as vendas no varejo que tiveram queda de 3,5% bem abaixo da expectativa dos analistas de que de 1,6%. Outro número divulgado nesta madrugada foi o da produção industrial, com crescimento de 5,0% contra 4,5% esperado. O que preocupa o mercado é que a coleta e divulgação desses números não contempla o período das novas ondas de covid e lockdowns no território chinês, ou seja, os próximos números podem ser ainda piores.
Na Europa os mercados ainda permanecem fechado por conta da Páscoa.
Nos EUA, a temporada de balanços está no radar e com isso os olhos do mercado ao FED a inflação. Num cenário de elevação dos juros e de inflação elevadas a decisão do investidor pode pesar em favor da renda fixa em detrimento da variável, fato que pode pesar sobre os principais índices acionários.
Por aqui, além da cena externa e mercado de olho na fala do presidente de nosso BC. Roberto Campos Neto participa de evento promovido pelo FMI. Em uma de suas últimas falas públicas RCN fez com que o mercado deixasse apostar no fim do ciclo de aperto monetário na reunião de maio, podendo se estender por mais algumas reuniões. Alguns analistas falam que o fim do ciclo de aperto pode vir com a SELIC acima de 13,5%.