Balanço 2024-25 & Perspectiva para 2025-25
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Mercado tem tom de otimismo nesta sexta-feira. Na Ásia e nos demais continentes as bolsas trabalham majoritariamente me alta após perdas significativas na semana. As famosas “compras de barganha”. Embora ainda tenhamos muita turbulência no radar, envolvendo covid e guerra mercado considera que as quedas da semana tenham sido exageradas.
A turbulência da semana veio com o FED. A autoridade monetária norte-americana deixou aberto para a reunião de maio um movimento mais forte na elevação dos juros e ra redução de seu balanço, fator que deve reduzir a liquidez global.
Falando em covid, a situação não está sob controle na China. Xangai com mais 21 mil novos casos levou o governo a endurecer ainda mais as medidas restritivas e lockdowns.
Com a situação na China e com a venda de reservas estatais de petróleo por parte de vários países (controle da inflação) a commodity chegou a trabalhar na casa de 95 dólares por barril, após ter atingido 130 dólares em março.
Por aqui, teremos hoje a divulgação do IPCA que pode atingir a casa de 11% no acumulado de 12 meses. Entretanto, com a bandeira verde de energia elétrica já em abril, o pico inflacionário pode ter sido atingido, Mercado já fala que a nova bandeira pode trazer uma redução de 0,40% até 0,8% no IPCA para os próximos meses.