PSF: 09_12_2024
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Mercado tem tom misto nesta quinta-feira. Na Ásia ainda repercutindo a ata do FED de ontem temos queda acentuada para as bolsas do continente. Já no ocidente, depois da forte queda de hoje temos recuperação para os principais índices.
A autoridade monetária norte-americana, na Ata divulgada ontem, decidiu elevar a taxa de juros em 0,25 p.p. para entre 0,25% e 0,50%, os membros chegaram a discutir uma lat amais elevada, porém por conta do ambiente geopolítico conturbado decidiram por uma alta mais leve. A aceleração no ritmo de aperto monetário deve vir na próxima reunião no dia 4 maio.
Além da alta, na reunião os membros já deixaram aberto o espaço para a redução do balanço da instituição. Desde o início da pandemia o FED vem comprando títulos públicos e privados, deve agora começar a se desfazer desses ativos a um ritmo de 95 bilhões de dólares por mês, ponto que deve enxugar a liquidez global
Por aqui, teremos o mercado reagindo ao anúncio de possíveis nomes para o comando da Petrobrás. E como boa notícia a bandeira verde de energia elétrica já em abril deve trazer impacto de redução de 0,40% até 0,8% no IPCA.