Fechamento: Prêmios firmes na soja e estáveis no milho em mercado de baixa liquidez
Macro: O dólar opera estável e o Ibovespa sobe levemente, com o mercado em compasso de espera pelos dados de amanhã, especialmente o payroll nos EUA e o IPCA no Brasil. Metais preciosos corrigem os ganhos das sessões anteriores, com ouro e prata em queda. Na agenda, o foco de hoje fica no auxílio-desemprego nos EUA e na produção industrial brasileira, com expectativa de dado fraco reforçando a leitura de corte da Selic em março. No Brasil, o noticiário político e institucional adiciona ruído, mantendo prêmio de risco elevado e o investidor mais defensivo.
Saiba mais em:
Análise Gráfica: Mercado em compasso de espera pelo payroll
CBOT
Soja: Os futuros da soja operam em queda nesta tarde em Chicago, mas seguem próximos das máximas do ano, ainda sustentados pelas compras da China por soja americana. Ao longo dessa semana, mais barcos de soja dos EUA foram reportados, elevando o volume já adquirido para mais de 10 milhões de toneladas, perto da meta de 12 milhões. Por outro lado, o avanço das compras nos EUA pode reduzir com a entrada da safra brasileira.
Saiba mais em:
Mercados na Ásia: Prêmios da soja firmes
Estimativas para o relatório de O&D de Janeiro- USDA
Milho e Trigo: Os cereais atuam de lado, mas o trigo CBOT continua próximo de seus maiores níveis em duas semanas. A sustentação vem pela preocupação com a seca nas Grandes Planícies dos EUA e pelos ataques russos à infraestrutura da Ucrânia. A atenção segue voltada para o avanço da seca no Kansas, maior produtor de trigo de inverno, onde 32% da área já apresenta condição anormalmente seca. O milho tenta se equilibrar na expectativa de redução de estoques finais nos EUA, com a divulgação do relatório do USDA na próxima semana.
B3
Milho: O milho continua enfrentando pressão na B3. No mercado físico, o milho ainda não sente uma pressão de queda mais acentuada. Já na B3, o movimento é mais claro: o contrato vem reduzindo o spread em relação ao físico e trabalhando sobre pontos técnicos importantes, o que deixa quem está comprado em uma situação mais delicada — em alguns casos, exigindo stop nos contratos.
Saiba mais em:
Análise Gráfica: Milho mira suporte técnico relevante
Clima: Os principais modelos indicam áreas semelhantes de precipitação, mas com diferenças importantes na intensidade. O modelo europeu sugere volumes mais elevados na faixa central, o que exige cautela por possível superestimação. Nesta quinta-feira, as chuvas permanecem mais concentradas no Norte e no Centro do país, perdendo força gradualmente. Na sequência, um novo sistema de baixa pressão se organiza sobre a Argentina e avança para o Sul do Brasil no próximo fim de semana. Enquanto isso, a faixa central tende a ter períodos mais abertos. Ainda assim, seguem ocorrendo pancadas típicas de fim de tarde e noite, favorecidas pelo calor e pela umidade.
Saiba mais em:
