PSF: 15_12_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 22/12/2025 10:04
O mercado da soja já estava bem lento desde o final de agosto, quando a especulação de acordo China-EUA começou a ganhar força. O ritmo de compras da China vinha em ritmo muito forte em julho e agosto, quando o farmer selling na Argentina e no Brasil ganhou força - média semanal de 43 navios reportados CFR China em julho e 33 em agosto.
Em setembro a média semanal caiu para 23 – seria bem menor se não fosse as retenciones zeradas na Argentina na semana do dia 22 de setembro. Em outubro a média semanal caiu para 23 e novembro para 28 – se excluir as compras nos EUA, a média semanal em novembro foi de 14 e dezembro apenas 11.

Para o Brasil o mais importante agora é a safra nova. O FS está andando lentamente e a demanda não está quente. A China está comprando soja americana, substituindo o Brasil para embarques curtos – semana passada apenas 5 barcos reportados (Brz).
A cobertura para fevereiro está em 75%, incluindo as compras de crushers estatais e privadas. O Brasil ainda precisa vender muita soja para esse embarque.