PSF: 10_02_2025
Os futuros do trigo operam em forte queda nesta quarta-feira, recuando das máximas de quatro meses registradas no pregão anterior.
O trigo subiu quase 14% desde o começo do ano. Fundamentos da alta: i) temores com frio intenso nas lavouras dos EUA e do Mar Negro – winter kill; ii) Estoques apertados na Rússia, levando à imposição de cota de exportação de 10 Mi t (15/02 a 30/06); iii) Forte valorização do rublo, diante da perspectiva de fim da guerra no Mar Negro;
Saiba mais em: Tour da Semana 16/Fev
Contudo, hoje o cereal passa por uma rodada de realização. O mercado avalia que mesmo com a Rússia fora do jogo, a concorrência agressiva do trigo da Romênia e Bulgária, estão pressionando o mercado europeu. Um dólar mais forte hoje, também acaba reduzindo o interesse pelo trigo americano, puxando Chicago para baixo. Os danos causados pelo frio intenso parecerem ser menores do que o esperado para as lavouras de inverno nos EUA e na Rússia.
Correndo por fora, o possível acordo de paz na Ucrânia, aumenta a expectativa de maiores volumes de exportação de trigo russo e ucraniano, causando pressão adicional sobre os preços.