PSF: 13_01_2025
Macro: O mercado apresenta liquidez reduzida devido ao feriado bancário nos EUA em homenagem ao ex-presidente Carter, mas com alta volatilidade por conta do leilão do Tesouro Nacional. Os leilões de NTN-F, conhecidos como "papel do gringo", têm registrado baixa demanda, indicando que investidores estrangeiros buscam maior rendimento. No cenário externo, a inflação baixa na China (0,1% ao mês) reforça expectativas por novos estímulos econômico.
Saiba mais em:
Ponto de Vista: A falta de liquidez dos títulos públicos está contaminando o câmbio – atualização
CBOT
Soja e Milho: Um dólar mais fraco acaba influenciando em ganhos moderados para a soja e milho nesta quinta-feira na Bolsa de Chicago. Entretanto, o mercado continua atento ao clima na AMS e demanda da China. O ritmo de negócios caiu nos últimos dias, com a média semanal de compras caindo de 47 barcos em outubro para 22 em dezembro, incluindo Brasil e EUA. Nos EUA, apenas a Sino tem comprado após a vitória de Trump. Com isso, esmagamento e compras estão sendo revisados para baixo, impactando a extensão da cobertura.
Saiba mais em:
Agrochina: Estoques de soja e farelo e a cobertura das indústrias chinesas
Trigo: Descolado dos demais grãos, os futuros do trigo recuam na CBOT. O trigo de inverno continua se deteriorando na Rússia, o que pode refletir em novos cortes na produção. Além disso, neste período, o inverno rigoroso na região do Mar Negro acaba reduzindo a capacidade de escoamento, levando a demanda migrar para outros players, incluindo os EUA. Apesar dessa expectativa, a fraca demanda global e dólar mais forte nas últimas semanas, acaba afastando os compradores do mercado, mantendo o ativo pressionado. Amanhã teremos atualizações no quadro de O&D de grãos pelo USDA.
Saiba mais em:
Estimativas para o relatório de O&D de Janeiro – USDA
B3
Milho: Apesar de um dólar mais fraco, os futuros do milho operam em alta na B3, especialmente os contratos de safra nova. O mercado continua atento aos desdobramentos do clima, que pode causar atraso na colheita da soja e semeadura do safrinha. A demanda interna de milho continua aquecida, mantendo os preços firmes no físico. Neste contexto, o programa de milho praticamente se encerrou, mantendo a demanda concentrada nos EUA.
Saiba mais em:
Opinião: O quadro do milho deve apertar mais. Atenção ao spread CN-CZ
Clima: Nos próximos cinco dias, os modelos EC/GFS indicam a continuidade do padrão de chuvas sobre o Centro e Norte do Brasil, assim como na região Nordeste. Pontualmente, poderão ocorrer chuvas mais intensas em Minas Gerais e Espírito Santo, mas, ao avançar em direção a São Paulo, os volumes diminuem, atingindo, no máximo, algumas áreas de divisa entre Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná.
Saiba mais em: