PSF: 16_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 28/11/2024 07:33
Destaques:
O farmer selling de milho no Brasil na semana passada foi de 800 mil toneladas e de soja 500 mil. Essa semana o de milho está em 750 mil e soja em 650 mil. Mais milho que soja não é normal pela diferença de tamanho de safra (comparando a safra de soja com a safrinha). A relação de preço no spot e para 2025 diz para o produtor vender mais milho. No spot os preços da soja caíram para a paridade de exportação e no milho estão 30-40 centavos por bushel acima. Para 2025 a relação está baixa também.
Negócios reportados na China. Falam que a Sino comprou mais dois barcos no Golfo para embarque fevereiro – total de 8 na semana. Rumores de embarque fevereiro no Brasil abaixo de +165sh. Esse é o nível mais baixo negociado para embarque fevereiro. O spread para o março caiu de 40 centavos para 20-25 centavos. Vamos ter mais soja no Paraná esse ano já a partir da 2ª quinzena de janeiro – embarque fevereiro.
Rápidas: Bolsas americanas de lado – feriado nos EUA; Europa subindo e Ásia caindo. CSI300 encerrou com queda de 0,9%. Bancos revisando para cima o déficit fiscal (o Governo Central terá que aumentar os incentivos); ouro subindo 0,2% e petróleo de lado a $68.6 – os EUA irão tarifar o petróleo do Canadá e do México? Bitcoin caindo depois de chegar perto dos $100 mil; futuros dos óleos em Dalian subindo, principalmente o óleo de palma; Rússia falando em aumentar mais uma vez a tarifa de exportação sobre o óleo de girassol – quebra de safra; Previsão do retorno das chuvas para o PR e MS para essa semana; Argentina continua recebendo boas chuvas. A novela do EUDR continua. Câmbio no Brasil vai abrir em alta.