China comprou soja US
Macro: O dólar recua nesta sexta-feira, operando abaixo dos R$ 5,35. O mercado continua mantendo o foco no debate sobre cortes de juros nos EUA. No Brasil, Pnad Contínua e resultado primário devem ter impacto limitado nas apostas para o Copom, especialmente após Galípolo reforçar que o BC não reage a um dado isolado. O discurso veio após um Caged fraco, que mostrou desaceleração e apagou a queda inicial da curva de juros. No cenário corporativo, o destaque é o Novo Plano de Negócios da Petrobras. Lá fora, o S&P 500 deve fechar novembro no primeiro mês negativo desde abril, enquanto o mercado segue sustentado pela expectativa de cortes de juros, mesmo com volume reduzido pelo feriado nos EUA.
Saiba mais em:
Análise Gráfica: Entendendo o mercado agrícola e financeiro
CBOT
Soja e Milho: Hoje temos os futuros da soja e milho subindo na CBOT, apoiados pelo avanço do óleo e do petróleo e o milho reagindo às fortes vendas semanais do USDA. Mesmo com atraso por conta do shutdown, foram reportadas 2,822 Mi t de milho na semana, levando o comprometido da temporada a 33,560 Mi t, bem acima do ano passado. Com Ucrânia limitada, Brasil perto do fim do programa de exportação e clima preocupando a safrinha 2026, os EUA seguem como principal origem competitiva. Na soja, o suporte vem das compras chinesas, com 15 barcos nos EUA e oito no Brasil. O clima mantém o mercado atento, com La Niña no pico, riscos de menos chuvas no Sul e replantio avançando no Norte.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Soja e milho subindo na CBOT após feriado nos EUA
B3
Milho: Após algumas sessões de bons ganhos, a sexta-feira é de perdas moderadas para o milho na B3. Mesmo assim, o cereal registra valorização de 3,1% no acumulado da semana, com os produtores reduzindo a liquidez no mercado com restrição nas ofertas de curto prazo, tanto pelo foco no plantio da soja, quanto pelos temores que o atraso na semeadura da oleaginosa no MATOPIBA, tenha reflexos em uma janela mais curta e possível redução de área no milho safrinha. Soma-se a isso, a redução dos embarques de milho ucraniano, que vem mantendo alguns importadores ativos em busca do milho brasileiro e americano.
Clima: O clima para esta sexta-feira é de predomínio de tempo aberto em boa parte do Sul do país, embora já esteja prevista a entrada de uma frente fria ao longo do final de semana. Esse mesmo sistema de umidade levará chuvas para o Sudeste e Centro do Brasil durante a próxima semana, o que deve ajudar para que aos poucos, o regime úmido se organize na faixa Central e Norte do país. Apesar disso, o plantio atrasado da soja no MATOPIBA já tem causado preocupações tanto para a semeadura da soja fora da janela ideal, como para o planejamento do milho safrinha 2026.
Saiba mais em:
Clima: Perspectivas para o milho safrinha 2026
