PSF: 13_01_2025
Macro: O dia é marcado pela valorização do dólar. O mercado de trabalho americano segue forte, com o payroll mostrando criação de 256 mil vagas contra 165 mil esperadas e salários subindo 3,9% ao ano. O desemprego permanece em 4,1%, apesar do aumento na força de trabalho. As apostas em cortes na taxa de juros caíram significativamente, enquanto o índice DXY atingiu a máxima de mais de 2 anos, acima de 109 pontos.
Saiba mais em:
CBOT
Soja e Milho: A sexta-feira é de forte alta para os futuros do milho, óleo e soja. Todos estes ativos romperam a média móvel de 100 dias nesta tarde, após a divulgação do relatório de oferta e demanda do USDA. O departamento revisou para baixo os rendimentos da soja e milho 24/25 dos EUA. Para a soja, a produtividade caiu de 51,7 para 50,7 b/a. A produtividade do milho foi revisada de 183,1 para 179,3 b/a, reduzindo os estoques americanos bem abaixo das expectativas
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 3: Milho, óleo e Soja rompem média móvel de 100 dias
🚨 Alerta impacto: Atenção às mudanças no mercado de óleos
Trigo: Com o final da temporada 24/25 já consolidado para o trigo, poucas mudanças foram reportadas no relatório de oferta e demanda do USDA, assim como, nos estoques trimestrais. Diante da falta de novidades, o cereal continua operando em baixa na CBOT, descolado da soja e milho que saltaram nesta tarde. Embora o quadro de oferta e demanda global de trigo esteja mais apertado em relação aos últimos anos, a demanda está mais fraca nas últimas semanas, especialmente para o trigo americano, que apresentou seu pior ritmo de vendas semanais no relatório de hoje do USDA.
Saiba mais em:
🔈🚨 ALERTA 2: Relatório de O&D de Janeiro – USDA
USDA: Vendas muito abaixo do esperado para os grãos americanos
B3
Milho: Seguindo o movimento de forte alta do milho e soja na CBOT, além da valorização do dólar, os futuros do milho operam com bons ganhos na B3. O USDA reduziu os estoques americanos de milho, dada a redução nos rendimentos da safra 24/25. Além disso, ganhos adicionais para o milho vêm pelas preocupações com o clima na AMS e o possível atraso de janela de plantio do milho safrinha.
Saiba mais em:
Opinião: De olho no spread do milho CN-CZ
Clima: Vai continuar chovendo no Centro-Oeste, Centro e MATOPIBA nos próximos dias. No centro-sul, o tempo seco já está causando estresse hídrico em lavouras de soja e milho no RS, PR e MS, com previsão de chuvas apenas ao final da próxima semana. A partir da próxima semana, uma frente fria deve trazer chuvas ao Sul, enquanto o tempo mais firme em Goiás, MT, MG e sul da Bahia favorecerá a colheita. Contudo, as tréguas nas chuvas na faixa central serão breves, com previsão de tempo mais aberto entre os dias 20 e 22 de janeiro.
Saiba mais em: