Nos últimos dias o presidente americano Donald Trump
Destaques:
COMENTÁRIOS DA MANHÃ
Feriado nos EUA de Ação de Graças.
A Ucrânia continua pedindo ajuda. Está ficando sem energia elétrica e sem aquecimento. Ontem a Rússia colocou abaixo mais uma estação de geração afetando a Moldávia, país vizinho. As processadoras de soja e girassol na Ucrânia estão paradas, mas os terminais portuários ainda estão operando. O governo fala que 50% da capacidade de geração já foi afetada. O risco para o escoamento de grãos é grande se os ataques de mísseis chegarem ao sul. Corretores falam que a Ucrânia ainda não voltou para o mercado de milho. O problema ainda é o longo tempo de inspeção para entrar e sair do estreito. Ontem o ministro falou em exportação de 20 milhões de toneladas de grãos, sendo 12 milhões de milho. A Ucrânia precisa aproveitar a janela de exportação de janeiro a março. Em abril a novela da extensão do acordo vai voltar. Enquanto isso, o Brasil é uma das únicas alternativas para janeiro. Nosso programa acelerou e China começou a embarcar. Pelo menos 03 navios já foram nomeados, sendo que o primeiro já está no meio do caminho. Traders falam em 15 barcos até agora, ou 1 milhão de toneladas. Para janeiro o Brasil CFR China é mais barato em relação ao milho americano em 15 dólares por tonelada. Isso quer dizer que pode sair mais 1 milhão em janeiro. O produtor brasileiro continua vendendo a conta-gotas. A margem da originação continua positiva. No ritmo que está, o programa brasileiro de milho pode passar de 43 milhões.
Dois passos atrás no relaxamento do covid-zero: 1) Restaurantes, escolas e serviços de transporte estão sendo fechados na China e; 2) o rastreamento por tabela voltou. Restaurantes em mais de 18 cidades chinesas receberam a notificação de proibição de servir refeições presencialmente. O número de novos casos de covid chegou a 31.444 hoje, passando o recorde de abril em 29.317. Beijing reportou 1.641 casos. Várias cidades com mais de 600 casos, linha que divide o código amarelo do vermelho. O Banco Nomura estima que 48 cidades agora estão em lockdown ou coisa parecida, cidades que representam 20-25% do PIB. O rastreamento por tabela voltou, o terror dos chineses. Esse sistema manda para quarentenas pessoas não positivadas, mas que estiveram em locais que pessoas positivadas também estiveram. Esse sistema foi excluído há duas semanas, mas agora algumas cidades voltaram a adotar. Qual a vontade dos chineses de sair de casa? Outra face do covid-zero é o desvio de dinheiro de onde poderia trazer crescimento, construção civil, para a construção de quiosques de testes de PCR e centros de quarentena. Muitas cidades estão atrasando salários de servidores públicos para manter os salários dos “brancos” em dia – os agentes de saúde. Não está fácil ser chinês nos dias de hoje.
Saiba mais em Ponto de Vista: Relaxamento do Covid-zero. Uma possibilidade ou uma miragem?
Na Bolsa de Dalian os futuros do suíno vivo continuam caindo. Os vencimentos mais curtos recuaram mais de 5% essa semana – 3ª semana de queda. Os futuros dos óleos estão subindo depois de vários dias em queda. O motivo da alta é a Indonésia novamente. Widodo resolveu mexer novamente nos fundamentos. As indústrias na Indonésia terão que destinar mais óleo para uso doméstico – a relação saiu de 1:9 para 1:5. Menos óleo novamente para exportação. De cada 4 litros de óleo vegetal que roda no mercado global, 1 vem da Indonésia. O farelo na China voltou a subir, mas não porque a demanda está quente, mas sim porque consumidores podem ficar sem produto. Os lockdowns começam também a afetar a disponibilidade de caminhoneiros dispostos a entrar em cidades com casos elevados de covid. As vendas de farelo desaceleraram bem nos últimos dias e os estoques de soja nos portos voltaram a crescer. Nessa semana traders da soja falam em 10 barcos negociados, principalmente para a janela janeiro. A China comprou 1 barco do Brasil. Os chineses também estão esperando a soja da Argentina. Falam que o soy dollar vai vir para dezembro a 225 pesos. Em setembro o soy dollar veio a 200. Nesse período o peso blue saiu de 280 para 308 ontem. Quanta soja os argentinos ainda têm para vender? A comercialização chegou a 73% de uma safra de 46 milhões. A estimativa média é que o produtor ainda tem 15 milhões – parte disso pode ser a fixar, soja que já não está mais nas mãos dos produtores.
Rápidas da manhã: Bolsas subindo. Investidores confiantes em uma pausa na alta de juros nos EUA mais cedo. Indicadores mais fracos seriam o motivo; IDX caindo, abaixo dos 106 – menor nível desde agosto; petróleo perdeu os $80 novamente; número de novos casos de covid na China passou de 31 mil – novo recorde; boas chuvas para os próximos cinco dias no MT, GO, TO, MG e BA; Argentina continuará mais seca que o normal;
Bom dia a todos e bons negócios