Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: Clima americano está favorável

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 04/04/2024 11:44

Como sempre entraremos um período do ano em que a produção é o assunto principal. O Weather Market americano é sempre um período de muita especulação, o que podemos verificar através das volatilidades das opções.

Veja que as volatilidade da soja fazem suas máximas sazonais a partir de maio até meados de julho. Aqui cabem duas observações importantes:

  1.  As volatilidades sobem devido à busca por proteção contra a alta dos preços, o que está associado à possibilidade de redução da safra – aqui fiz questão de falar redução, e não quebra de produtividade;
  2. As volatilidades da soja fazem suas máximas antes entre maio e julho, período de definição da área plantada. Esse é o item mais importante, vindo depois em menor grau a produtividade.

Esses dois fundamentos nos levam a uma importante conclusão: o clima para os próximos dois meses são cruciais para a definição do potencial de alta dos futuros do milho e soja, o que está ligado diretamente à velocidade de plantio.

A notícia ruim para os preços é que o clima americano vai começar a temporada favorável ao rápido plantio do milho, o que também vai ser visto para a soja. Se esse cenário se materializar, reduções de área por não plantio são muito menos prováveis, aumentando muito a dependência do clima durante julho e agosto para potenciais rallies de preço.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se