PSF: 16_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 06/06/2024 07:08
Destaques:
No Brasil o assunto do momento é o impacto da MP que limita o crédito do PIS/COFINS. Longe de ser tributarista, mas conforme ouvi de pessoas envolvidas na compra e venda de grãos, o impacto é muito grande na formação do preço, em especial para as processadoras. Falam em impacto negativo de $10 a $15 por tonelada na margem de esmagamento. Para os exportadores o impacto maior seria no frete, uma vez que hoje se utiliza parte daquilo que se recolhe de PIS/COFINS para reduzir outros impostos federais como CSLL e IR.
Com essa bagunça toda o Farmer selling foi muito lento. Falam em 250 mil na soja e 150 mil no milho. O farmer selling essa semana está realmente lento, reduzindo as ofertas no destino. Ontem saíram negócios no julho a +175sn CFR China no overnight. Ontem à tarde as ofertas estavam acima de +185sn. Na Argentina mais negócios de farelo no julho a +9n e agosto a +12q, níveis bem mais baixos que na semana passada, colocando o Brasil em uma situação desfavorável – para ser competitivo o Brasil precisa vender $5-7 mais barato que a Argentina.
A gestora das reservas de grãos na China vai começar a comprar trigo. Falam em 10-15 milhões de toneladas de compras para reservas. A ideia é sustentar os preços, isso porque a safra é grande e sem esse suporte o preço vai continuar ladeira abaixo. Essa informação é muito importante para o milho e para o farelo, uma vez que o trigo vinha caindo, reduzindo rapidamente a diferença em relação ao milho.
Rápidas: Bolsas americanas de lado. Mercado atento à reunião do BC Europeu e aos dados de emprego nos EUA – amanhã tem Payroll. No geral os dados de atividade dos EUA estão vindo mais fracos que o esperado; bolsas na Ásia em queda; Petróleo subindo 0,5% a $74,4; o ouro subindo 0,13% e o índice de commodities da Bloomberg subindo 0,5%. Futuros da soja e do milho na CBOT subindo hoje. Clima americano frio e chuvoso para 11-15 dias. Trigo em queda com a entrada de safra nos EUA. No Brasil o clima segue favorável à colheita do milho.